>
sexta-feira, 24 de junho de 2022 - 13:52 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende realiza campanha em alusão ao combate do abuso infantil

Resende realiza campanha em alusão ao combate do abuso infantil

Matéria publicada em 12 de maio de 2022, 09:23 horas

 


Atividades de mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do Creas são realizadas nos CRAS

Resende – A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza neste mês de maio a campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em unidades de assistência social e seus respectivos territórios. A campanha acontece durante todo o mês, sendo 18 de maio, o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A primeira ação aconteceu no dia 3, no CRAS Lavapés para os seus usuários.

As ações nas unidades dos CRAS acontecem em formato de rodas de conversas e também ocorreram no último dia 10, no CRAS Parque Minas Gerais. Já nesta quarta-feira, dia 11, foi no CRAS Itapuca, seguindo nesta quinta-feira, dia 12, com os usuários do CRAS Jardim Esperança.

No dia 19 de maio, a equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) estará no Colégio Estadual Pedro Braile Neto para mais uma mobilização da campanha. Nesta unidade será feita uma palestra voltada para os estudantes da turma da formação normal e também para os profissionais. O encerramento das atividades acontecerá no domingo dia 22, com uma ação de sensibilização, na Feira Livre do Parque das Águas, do bairro Jardim Jalisco.

A coordenadora do CREAS, a assistente social Andreza de Souza Gomes, destaca que a campanha é direcionada aos usuários da Rede Socioassistencial, como por exemplo, o CRAS, e também a Rede intersetorial, como por exemplo a Educação e seus profissionais. As rodas de conversas alusivas ao dia 18 de maio abordam sobre a identificação dos abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes e os principais sinais que as crianças apresentam quando estão vivenciando essa situação. Além das principais formas de abuso e os aspectos da lei sobre essa temática.

-Estas rodas de conversas são realizadas pelos próprios técnicos dos Creas como assistente social e psicólogos, que já realizam o acompanhamento dos casos. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população na necessidade de ter uma atenção com esse tipo de violação contra crianças e adolescentes. Pois, o abuso sexual acontece dentro das próprias casas e geralmente praticado por pessoas próximas a família, como pais ou padastros, que não imaginamos realizar estes abusos. Por isso é muito importante falarmos sobre esse assunto e sensibilizar a sociedade sobre o tema, assim como a forma de identificação e canais de denúncia – frisou Andreza de Souza Gomes.

Vale destacar que as denúncias são realizadas através do Disque 100 e Conselho Tutelar, através do telefone: (24) 99231-5712, que também podem ser feitas de forma anônima. Enquanto que o Creas realiza o acompanhamento psicossocial da família após a constatação da violação.

Para mais informações, o Creas funciona na Rua Coronel Alfredo Sodré, n°200, no bairro Vila Santa Cecília. Os telefones de contato são: (24) 3360-9775 ou 3360-9516.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document