quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende: Semana da pessoa com deficiência terá homenagens e ações recreativas

Resende: Semana da pessoa com deficiência terá homenagens e ações recreativas

Matéria publicada em 22 de agosto de 2017, 07:37 horas

 


Programação: Semana contará também com mesas dos saberes, audiência pública, encontros e manhãs de recreação (Foto: Divulgação/Ascom PMR)

Programação: Semana contará também com mesas dos saberes, audiência pública, encontros e manhãs de recreação (Foto: Divulgação/Ascom PMR)

Resende – Avaliar as conquistas alcançadas nos últimos anos, debater as dificuldades ainda encontradas nos dias atuais e propor medidas visando garantir a inclusão das pessoas com deficiência. Esses são os objetivos principais da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência que a prefeitura de Resende promove até o dia 28, através de sua Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Com uma ampla programação, que inclui a realização de homenagens, mesas dos saberes, audiência pública, encontros e manhãs de recreação, entre outras atividades, a Semana se estenderá até o dia 28, quando será realizada uma palestra sobre “Autismo”, ministrada por Felipe Giorgi, integrante da Associação dos Amigos dos Autistas de São Paulo (AMA). A palestra, aberta ao público, será realizada na Associação Educacional Dom Bosco, às 14h.

A abertura do evento foi realizada nesta segunda-feira (21), no Espaço Z, quando foi feita uma homenagem aos profissionais e personalidades que, de alguma forma, contribuíram para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência (PCD’s) na cidade. Nesta terça-feira (22), haverá um encontro de familiares e responsáveis pelos PCD’s com a orientadora Cláudia Moraes, integrante do Movimento Orgulho Autista (MOAB), núcleo de Volta Redonda. O encontro será às 14h, no Salão da Igreja Cristo Ressuscitado, na Vila Julieta.

Ainda conforme a programação, na quarta-feira, 23, será realizada uma Mesa dos Saberes e Práticas Inclusivas com a participação das orientadoras educacionais que atuam na Educação Especial no município. O evento será no Colégio Estadual Pedro Braile Neto, às 10h. No mesmo dia, porém às 19h, acontece na Câmara Municipal a audiência pública “O Funcionamento da Rede Pública na Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência e seus Responsáveis”. O evento contará com a participação de autoridades locais, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de representantes da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), além de integrantes de associações de direitos ligadas aos PCD’s.

Uma segunda Mesa dos Saberes e Práticas Inclusivas acontece na quinta-feira, 24, às 19h, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco; e na sexta-feira, 25, a partir das 8h, será realizada no Parque Tobogã uma manhã recreativa com diversas opções de lazer voltadas para as pessoas com deficiência. Cerca de 150 integrantes do Programa Gente Eficiente devem participar das atividades que também envolverão os familiares dos PCD’s.

A penúltima atividade da semana acontece no domingo, dia 27, durante o programa Domingo no Parque, realizado semanalmente no Parque das Águas, das 9 às 12h. Durante toda a manhã, os visitantes serão convidados a participar de atividades esportivas e de lazer adaptadas para pessoas com deficiências, como vôlei sentado (praticado por cadeirantes) e golbol (arremesso de uma bola sonora contra o gol adversário, praticado por deficientes visuais). A ideia é que as pessoas sem deficiência possam vivenciar as experiências e dificuldades enfrentadas pelos PCD’s.

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, Resende tem cerca de oito mil pessoas PCD’s, entre deficientes visuais, auditivos, físicos e intelectuais.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document