Resende supera meta do MEC para o IDEB

by Diário do Vale

Resende – Com nove unidades escolares totalmente revitalizadas, mais 243 vagas em creche, um novo Centro Municipal de Educação Infantil inaugurado e uma nova creche entregue à população, a educação de Resende alcançou mais uma importante conquista. De acordo com dados oficiais divulgados esta semana, o município não só atingiu como também superou a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estabelecida pelo Ministério da Educação para as séries iniciais (4º e 5º ano do Ensino Fundamental). Segundo o MEC, a meta proposta era de 5.6 e Resende alcançou 5.8, dois pontos acima

Foram avaliadas 18 escolas do primeiro ao nono ano. Desse total, dez superaram o índice proposto, 13 atingiram a meta e, dentro deste universo, oito tiveram desempenho igual ou superior a 6.0. Entre elas está a Escola Municipal Francisco Quirino Diniz, que alcançou o índice de 7.0 – o maior da rede, bem acima da meta que precisava atingir, estipulada em 5.4.

A unidade, localizada em Visconde de Mauá, atende alunos da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outras unidades que também se destacaram no IDEB foram o Ciep Brizolão 342 Geraldo da Cunha Rodrigues, localizada no bairro São Caetano, com 6.6; Sagrado Coração, no Lavapés, e Dona Mariúcha, no Santo Amaro, com 6.2.

Com o desempenho obtido pelas escolas municipais nas séries iniciais, Resende ficou em 19º lugar no Estado, na frente de municípios maiores e mais bem estruturados como o Rio de Janeiro, que ficou em 23º lugar, e Niterói, que obteve o 44º lugar na classificação geral. Ainda segundo os dados divulgados pelo MEC, a nota de Resende subiu de 5.5, em 2015, para 5.8, em 2017.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que o bom desempenho de Resende no IDEB, revela que a Rede Municipal de Ensino, que recebeu importantes investimentos nos últimos 20 meses, conta com um corpo docente comprometido e altamente capacitado, que faz a diferença na qualidade do ensino oferecido aos mais de 14 mil alunos da rede.

– Esta conquista de Resende, sem dúvidas, precisa ser dividida com todos os profissionais que atuam nas escolas, desde os professores que estão nas salas de aula, até as merendeiras, chefes de disciplina e a equipe pedagógica, que dá o direcionamento das ações a serem realizadas. Sem o comprometimento desses profissionais, esta conquista não teria sido possível. Por isso, quero agradecer a todos os profissionais da educação e dizer todos estão de parabéns pelo desempenho alcançado no IDEB – disse o prefeito.

As unidades da Rede Municipal de Ensino avaliadas pelo IDEB 2017 são: Colégio Getúlio Vargas e as Escolas Municipais Adelaide Lopes Salgado, Augusto de Carvalho, Dona Mariúcha, Esther Politi, Francisco Quirino Diniz, Governador Roberto Silveira, Jardim das Acácias, Júlio Verne, Maria de Assis Barboza, Marieta Salles Cunha, Noel de Carvalho, Professor Carlinhos, Rio Preto, Sagrado Coração, Surubi, Ciep Brizolão 342 Geraldo da Cunha Rodrigues, e Ciep Brizolão 347 Dr. Jorge Miguel Jayme.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996