segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende terá ação especial contra a sífilis neste sábado

Resende terá ação especial contra a sífilis neste sábado

Matéria publicada em 16 de outubro de 2019, 18:32 horas

 


Testes rápidos serão oferecidos para possível detecção da doença e encaminhamento de tratamento
(Foto: Divulgação- PMR)

Resende- Junto com a vacinação contra o sarampo e os exames preventivos da campanha do Outubro Rosa, o sábado, dia 19, em Resende também será marcado por uma ação importante pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis. O Serviço de Atenção Especializada (SAE) IST/HIV/Hepatites Virais, vai promover uma campanha de testes rápidos para detecção da doença, na sede da própria unidade, Rua DR. João Maia, nº 42, Centro, no Posto do Estado.

Os testes rápidos serão oferecidos de 8h às 15h neste sábado, mas podem ser feitos semanalmente, às terças-feiras, de 8h30 às 11h, também na sede do SAE. A coordenação do órgão destaca que não há necessidade de encaminhamento ou solicitação médica para fazer o teste, bastando comparecer ao local com um documento com foto e o cartão do SUS. Fora isso, o SAE funciona normalmente de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, e atende no telefone: 3354-6752.

A doença

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), considerada ainda um grave problema de saúde pública no país de uma forma geral. A transmissão da bactéria acontece por meio de relações sexuais sem preservativos e, o mais grave, passa de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Um dos maiores problemas é que muitas pessoas não apresentam sintomas e, por isso, não sabem que estão infectadas. Daí vem a importância do teste rápido.

A Sífilis pode deixar graves sequelas nos recém-nascidos e causam complicações severas na fase avançada da doença.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document