Resende terá ‘Dia D’ de descarte de lixo eletrônico

Por Diário do Vale

Resende – Quem tem aparelho eletroeletrônico sem uso em casa, e sonha ganhar o espaço que vem sendo ocupado de volta, terá uma grande oportunidade para descartar esses equipamentos de forma correta e ainda praticar uma boa ação, ajudando instituições sociais. Isso será possível no próximo dia 26 de agosto, domingo, quando Resende sediará uma edição do projeto Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico. Realizado pelo Rotary Clube, distrito 4600, área 11, com apoio da Prefeitura, a ação acontecerá no Parque das Águas, junto com o Domingo no Parque, com renda destinada para a Casa da Amizade, a Frente Nacional de Combate ao Câncer (antigo GAPC), e a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR). O descarte poderá ser feito das 9h às 15h.

De acordo com os organizadores do evento, no dia 26, poderão ser depositados nas caçambas que serão instaladas em frente ao Parque qualquer tipo de resíduo eletroeletrônico, como computadores, ventiladores, aparelhos de controle remoto, impressoras, celulares, mouses, teclados, televisores e DVD’s e outros aparelhos. Após a realização do dia D, todo o material arrecadado, segundo o Rotary Club, será vendido para empresas especializadas e o lucro será revertido para instituições sociais.

– Conseguir fazer o descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas cidades e isso ocorre porque esses aparelhos têm versões cada vez mais modernas e a troca desses equipamentos é muito frequente. Em Resende, já conseguimos avançar bastante nesta questão dos resíduos sólidos, com a implantação da coleta seletiva, mas este item específico ainda é um problema, como ocorre na maioria das cidades. Por isso, a realização deste evento é tão importante – disse o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, lembrando que o descarte incorreto gera inúmeros problemas para a natureza.

O descarte dos materiais poderá ser feito de forma simples e rápida, sem a necessidade de identificação do proprietário ou preenchimento de cadastro. Basta apenas que o morador vá até o local e coloque o material na caçamba. Para facilitar o acesso das pessoas que estiverem com aparelhos mais pesados, ou com um volume maior de resíduos para descarte, uma das pistas da Avenida Beira Rio deverá ficar aberta para o tráfego de veículos.

– Normalmente, a Avenida Beira-Rio fica fechada aos domingos em razão da realização do Domingo no Parque, mas especialmente no dia 26, vamos abrir uma das vias para que as pessoas possam entrar com seus carros e deixar o material no lugar específico – explicou o comandante da Guarda Municipal, César Laurindo.

O evento, que já aconteceu em outros municípios da região Sul Fluminense, como Barra Mansa e Volta Redonda, tem motivação ambiental e social. Além disso, o cunho econômico também é valorizado, uma vez que tirar esses resíduos da natureza gera, de acordo com o Rotary Club, uma economia de aproximadamente 250 mil reais.

Zona Rural

Visando ampliar a ação, e atender também os moradores da zona rural, a AMAR inicia nesta semana uma ação de conscientização dos moradores da região de Visconde de Mauá, Serrinha, Capelinha, Vargem Grande, Fumaça e Engenheiro Passos para que eles façam o levantamento desse material em suas casas. O recolhimento dos resíduos será feito nas próprias comunidades rurais pela AMAR alguns dias antes do evento.

– Sabemos que, em virtude da distância, é difícil para os moradores da zona rural virem até o centro especialmente para fazer este descarte. Por isso, estamos nos propondo a ir até essas comunidades para recolher este material. Esta coleta será feita na semana que antecede ao evento do dia 26 – explicou Wilson Moura.

O descarte poderá ser feito das 9h às 15h em Resende

 

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996