segunda-feira, 21 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resultado do ‘Teste do Pezinho’ pode ser obtido pela internet em Barra Mansa

Resultado do ‘Teste do Pezinho’ pode ser obtido pela internet em Barra Mansa

Matéria publicada em 18 de junho de 2018, 18:23 horas

 


Barra Mansa –  A secretaria de Saúde informou na segunda-feira (18) que o resultado do Teste do Pezinho já pode ser conferido, através da internet no endereço eletrônico www.conexaosauderj.com.br/testedopezinho. Para ter acesso as informações, basta inserir o número de filtro do exame e a data de nascimento da criança. O serviço é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde e Apae Rio (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

07/05/2017- Curitiba- PR, Brasil- Um dos protocolos da Rede Mãe Paranaense para os nascidos no Estado é a realização do teste do pezinho nas primeiras 48 horas de vida do bebê. Dados do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) mostram que 167.485 testes do pezinho foram feitos no Paraná em 2016, ou seja, 100% dos nascidos vivos paranaenses passam pelo procedimento.
Foto: SESA

A iniciativa, de acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, visa conferir agilidade na entrega dos resultados, já que os responsáveis pelos bebês não precisam retornar aos postos de saúde para buscar o documento. “O resultado pode ser acessado inclusive pelo próprio pediatra durante a consulta. Vale ressaltar que todas as patologias examinadas pelo teste podem ter suas sequelas evitadas se o diagnóstico for precoce”, disse.

A coleta de sangue para o Teste do Pezinho é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde do município de segunda à sexta-feira, entre 8 e 17 horas, durante o primeiro mês de vida da criança, porém o ideal é que seja feito entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança. O material é enviado para a Apae Rio, onde são investigadas as possibilidades de doenças.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document