Rio Paraíba do Sul será tema de encontro ecumênico nesta quinta-feira

by Diário do Vale

Volta Redonda – Bispos católicos de todo o estado do Rio de Janeiro ao lado de representantes de outras denominações religiosas realizarão nesta quinta-feira (1º), uma celebração ecumênica para marcar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, em Volta Redonda. A data foi instituída pelo papa Francisco e volta o olhar para a consciência ecológica e o cuidado com a “Casa Comum”, o planeta. Pensando nisso, o tema principal do encontro é o Rio Paraíba do Sul. O evento está sendo organizado pela diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda e contará com a presença do arcebispo metropolitano do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

A celebração terá início às 9h, na Praça Padre Eugênio Verweijen, atrás da Igreja Santo Antônio, no bairro Niterói. Logo após, os participantes sairão em caminhada até a beira-rio, onde plantarão mudas de espécie nativa para a recuperação da mata ciliar e abraçarão simbolicamente o rio.

No período da tarde, os bispos se reúnem de forma reservada e recebem técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), integrantes do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), da Comissão Ambiental Sul e um professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) que lhes apresentarão o panorama do Rio Paraíba do Sul.

A questão do rio foi destaque no encontro interdiocesano realizado entre os dias 11 e 14 de julho no Rio de Janeiro, onde estiveram presentes representantes das dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Valença, Nova Iguaçu e a arquidiocese do Rio.

Durante o encontro, os bispos acolheram a proposta de dar visibilidade à situação do rio e ampliaram a discussão para os municípios de Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis e Campos, contemplando todas as dioceses do estado.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996