
O estado do Rio de Janeiro terá de abolir as sacolas em até 18 meses. (crédito AB)
Rio de Janeiro – O estado do Rio de Janeiro terá de abolir as sacolas feitas com plásticos derivados de petróleo dos estabelecimentos comerciais, como supermercados, em até 18 meses. É o que determina a Lei 8.006, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão, que modifica a legislação anterior, de 2009. A medida publicada no Diário Oficial de hoje (26) prevê a substituição das sacolinhas tradicionais por sacos biodegradáveis ou reutilizáveis, mais resistentes e confeccionados com materiais provenientes de fontes renováveis.
A lei fixa em 18 meses o prazo para que micro e pequenas empresas façam a substituição. Para as demais, serão 12 meses. As sacolas reutilizáveis deverão ter resistência de 4 a 10 quilos e ser compostas por, no mínimo, 51% de material renovável, como o bioplástico produzido a partir de cana-de-açúcar ou milho. Os sacos deverão ser confeccionados em duas cores: verde, para resíduos recicláveis, e cinza, para outros rejeitos, com a finalidade de ajudar o consumidor a separar o lixo e facilitar a coleta seletiva.
De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, “essa lei tem o objetivo de estimular a conscientização em torno do grave problema da poluição com sacos plásticos”. Ainda de acordo com ele, o período que o comércio terá para fazer a substituição das sacolas servirá como adaptação. “Com o apoio da população, será uma medida muito importante para a preservação do meio ambiente”, afirmou.
11 comments
Uma boa que vai acontecer e uma ruim: Os rios, riachos e as ruas ficarão livres das sacolas cheias de lixo, além de ruas mais limpas devido essas sacolas no chão na frente da casa do folgado, que cachorro, gato, rato e outros animais furam atrás de comida (ABSURDO DOS ABSURDOS COMIDA NO LIXO).
A ruim é como os acompanhantes donos de cachorros recolherão as fezes de seus felinos nas calçadas e jardins das praças públicas??????
Comprando sacolinha pra isso, no mercado tem umas que vendem baratinho um em rolo para usar para congelar alimentos…
Ou melhor de tudo treinar seu cachorro para defecar em um cantinho da residência do cão ao invés de levar o cachorro para defecar em parques, ruas e praças, que transmite doenças a crianças pequenas.
As pessoas não levam o cão para passear, levam para defecar na casa , rua alheia.
É muita falta de educação.
Tenho cão , ele defecar em um único cantinho no quintal, fácil de limpar e lavar…
A culpa não é do cão e sim de certos donos que querem ter cachorros, mas não querem limpar o cachorro e nem as fezes…
Como certos país que querem ter filhos, mas não querem, limpar fraldas, dar bronca, estudar com a criança…
Antigamente no mercado, davam sacola e saco de papelão.
É só voltar a dar.
O mesmo para copos descartáveis e canudinho de papel.
Antes era assim…
O problema é que as empresas , se aproveitam da situação para não dar nada.
Imagine um homem, homem não carregam bolsas, de ônibus, quer passar no mercado e vai ter que comprar toda vez uma sacola…
Mande entregar em casa. Com isso vai gerar mais um emprego.
Tá bom , vc compra carne, leite e manda entregar…
Tem um valor mínimo, fora que perecíveis estragam, sem contar na taxa de entrega…
Quem vai pagar pelo custo maior das sacolas biodegradáveis?
O consumidor quem vai pagar, isso é fato…
Como ficará o descarte de lixo residencial. Teremos que comprar sacos plásticos para colocarmos os nossos lixos gerados em casa, todos ganham, governantes estaduais e empresários do ramo, menos a população que só perde com essas medidas.
O Povo adora ser enganado, principalmente em época de copa do mundo.
Os lixos residenciais são descartados em sacos plásticos de lixo…
Qual a diferença em o saco plástico de lixo e a sacolinha?
nao duvido nada que o Pezão nao está beneficiando alguma fabricante de sacolas plásticas com esta medida, pra fazer algo bom só pode estar levando algum, ou está interessado na comissão das vendas das sacolas mais resistentes, faça me rir
Brasil , foi o tempo que o povo acreditava em política…
E ainda tem gente que perde amigos por isso…
Comments are closed.