
Danificado: Num dos acessos à Dutra, na Boa Sorte, motoristas têm que desviar de buraco
(Foto: Roze Martins)
Barra Mansa – Motoristas e pedestres vêm reclamando de buracos nas ruas de diversos bairros e, até mesmo no Centro. Morador do Nova Esperança, o comerciante Marcos Vinícius Braga de Oliveira, de 30 anos, ressalta que grande parte das ruas do bairro apresenta problemas de infraestrutura, o que prejudica o tráfego de veículos em alguns trechos. “Tem lugar que fica impossível tentar desviar do buraco porque, para isso, a gente acaba tendo que passar em outro”, disse Oliveira.
Segundo ele o ideal seria que a prefeitura tomasse providências, com prioridade na Rua Florianópolis, que é a principal via do bairro, por dois fatores. Um deles porque a rua é a principal via dos ônibus e outro porque o local sempre sofre com alagamentos provocados pelo Rio Barra Mansa, principalmente nesta época do ano.
– A rua já está repleta de buracos. Se der uma enchente a situação vai ficar ainda pior e, com isso, os motoristas serão prejudicados. Estou falando sobre o meu bairro, que é o Nova Esperança, mas sabemos que todos os bairros de Barra Mansa estão passando pelos mesmos problemas. Em localidades como Roselândia, Piteiras, São Luís e Boa Sorte, a situação também é crítica – disse o comerciante.
No bairro Boa Sorte, na Rua Getúlio Borges Rodrigues, um buraco no asfalto chama a atenção pela localização. Além de ser um cruzamento, o local, é uma das vias de acesso à Rodovia Presidente Dutra, na altura do viaduto. Todo o trecho, onde o tráfego de carretas e ônibus é intenso durante todo o dia, está danificado.
Em nota enviada pela assessoria de comunicação da prefeitura, a Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) informou que continua realizando a manutenção da pavimentação nas ruas do município. A Superintendência explicou que por conta da crise financeira enfrentada pelos municípios e o período de chuva, os problemas ficam mais evidentes.
A Susesp informou ainda que está priorizando a manutenção nos locais mais críticos, onde o trânsito de veículos é maior, e em locais onde exista risco de acidentes. Quanto à manutenção da pavimentação das passagens de nível, no Centro, a Susesp informou que é de responsabilidade da concessionária que explora a ferrovia e não do município.
Passagem de nível tem problema
Um local movimentado e utilizado por pedestres, a passagem de nível da Rua Duque de Caxias, próximo ao Parque Centenário, apresenta diversos buracos na área reservada para a passagem de pedestres. Com o asfalto danificado, o risco de tropeços e tombos exige cuidado de quem passa pelo local. Como é o caso da diarista Solange da Silva Torres, de 60 anos, que precisa passar pelo trecho duas vezes ao dia.
– É meu caminho para o trabalho, tenho que passar, mas confesso que tenho medo de tropeçar e cair nesses buracos. Idoso se leva um tombo logo quebra alguma coisa. Sabemos que a cidade enfrenta dificuldades, mas as autoridades não podem esperar um acidente acontecer ou alguém se machucar para tomarem providências – falou a diarista.

Linha férrea: Susesp informa que local é de responsabilidade da concessionária que explora a ferrovia
(Foto: Roze Martins)
Motoristas reclamam de prejuízos
Conforme destaca o mecânico Djair dos Santos, quem mais sofre com a quantidade de buracos espalhados pela cidade, com certeza, são os veículos e seus proprietários, devido ao comprometimento na estrutura dos automóveis que esse tipo de problema impacta, seja de maneira silenciosa, ou não.
Os tipos de danos mais comuns, provocados pelo excesso de tráfego em buracos são: desalinhamento de suspensão; perda do balanceamento da roda afetada; empeno nas rodas; quebra do pivô, que é o parafuso mais importante da ligação entre balança e roda; estouro de amortecedor, que faz com que o óleo da peça vaze e a mesma perca a sua capacidade e rasgos no pneu.
De acordo com o mecânico, para quem tem enfrentado problemas com buracos, em trajetos diários, o conselho é que busquem sempre a manutenção e avaliação do veículo, como forma de prevenirem um dano maior e que venha gerar um prejuízo financeiro grande.
– As festas de final de ano e férias estão chegando, portanto, ter atenção com o veículo e se preocupar com essas situações do dia a dia é muito importante, principalmente para quem pretende viajar. Outra orientação é para que os condutores reduzam a velocidade nos locais onde já sabem da existência de buracos e asfaltos danificados. Isso sempre ajuda a prevenir o desgaste acentuado de peças importantes para o veículo – finalizou o mecânico.