Saae Barra Mansa inova e oferece atendimento em Libras

by Diário do Vale

Saae de BM inova e passa a ofertar atendimento em libras (crédito Divulgação)

Barra Mansa – O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa passa a contar a partir de segunda-feira, 2, com atendimento prestado por uma funcionária com deficiência auditiva e fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A autarquia, busca com a medida, inovar no atendimento e oferecer ao usuário com necessidades especiais o serviço adequado.

A contratada é a estagiária Layane Araújo, de 19 anos, estudante do Ensino Médio, que vai ficar no setor de Atendimento ao Público do Saae, no térreo do Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral).Além dos serviços internos comuns aos funcionários, Layane cuidará da recepção de pessoas com deficiência auditiva, auxiliando para que o atendimento seja realizado da forma correta.

 “Estou muito feliz e espero ajudar tanto o Saae como os deficientes auditivos para que tenham um atendimento adequado, digno e consigam resolver seus problemas”, disse em Libras a estagiária.

O Presidente da Comissão de Libras do Saae, Pasquinéo da Cunha, comentou sobre a contratação de Layane. “É um novo desafio e iniciativa pioneira na região, que  estamos implantando na autarquia, um sonho antigo de dar mais oportunidade às pessoas com necessidades especiais e ainda ajudar para que usuários que tenham alguma deficiência possam ser atendidos com dignidade”, afirmou.

O Saae também oferecerá um curso de capacitação em Libras para um grupo de funcionários, como destaca o Diretor Executivo Fanuel Fernando. “O treinamento significa melhoria no relacionamento com o munícipe e também com a Layane. Essa é a função do Saae – valorizar o funcionário e o morador de Barra Mansa”, ressaltou.

Auditivo

Segundo o Centro de Referência em Saúde Auditiva de Barra Mansa, o município possui mais de 3,9 mil pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. “Muitos desses moradores têm dificuldade em resolver problemas burocráticos por falta de opção de pessoas que entendam Libras. Além disso, as pessoas que não têm conhecimento na língua de sinais ficam com receio de não conseguirem se expressar e comunicar com o surdo. Esse treinamento no Saae será muito importante para que essa dificuldade seja resolvida”, concluiu.

A gerente do Atendimento ao Público, Rosane Nunes de Oliveira, acredita que a entrada da nova funcionária aumentará o número de usuários surdos atendidos. “O atendimento em Libras proporciona a independência dos deficientes auditivos que serão mais bem atendidos através da funcionária”, finalizou.

LIBRAS – Libras é a língua de sinais brasileira, os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação da voz, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996