Saae BM intensificará fiscalização de ligações irregulares em 2016

by Diário do Vale
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(Foto: Cris Oliveira)

Barra Mansa- O Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) fecha o ano de 2015 com importantes ações realizadas para minimizar as perdas de água no município. Durante este ano, fiscais da autarquia detectaram 258 casos de ligações irregulares e conseguiram que 90% desses consumidores regularizassem suas situações. A ideia é que, no ano que vem, a fiscalização seja intensificada, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

Segundo o gerente do setor de medição e fiscalização do Saae BM, Joel Alves, a autarquia montou uma equipe de negociação para acompanhar os casos de ligações irregulares. “Em todos as situações de fraudes, emitimos um auto de infração ao consumidor, cujo valor varia de acordo com o grau da irregularidade. O prazo para abrir recurso e recorrer do auto é de 30 dias. Como verificamos que a maioria dos casos acontece em residências humildes, criamos uma equipe de negociação que acompanha todo o processo até que o débito seja pago”, disse Joel.

Além da multa, que pode variar de R$ 268 a R$ 583, em alguns casos é emitida a cobrança retroativa da conta de água, baseada na média de consumo do imóvel com ligação irregular. “Cerca de 90% dos consumidores já regularizaram suas ligações e, por isso, é importante a fiscalização. No ano que vem vamos intensificar essa verificação, junto com a Guarda e a Polícia Civil, principalmente em casos reincidentes”, garantiu o gerente.

O Saae BM não quantifica o número isolado de perda de água por causa de ligações irregulares. Apesar disso, Joel foi enfático ao afirmar que fraudes colaboram para as perdas da autarquia. “Essas fraudes são somadas aos vazamentos e hidrômetros parados, por exemplo. Esse é um dinheiro que deixamos de arrecadar e, consequentemente, de investir no próprio município”, frisou o gerente.

Denúncias

Máximo de Souza, também responsável pelo setor de medição e fiscalização, chamou a atenção para a importância de denúncias. “Temos recebido diversas denúncias que são verificadas imediatamente pela equipe. Inclusive, moradores que possuem ligações irregulares em suas casas têm nos procurado. Mas é importante que toda população entre em contato conosco em casos de verificação de fraude”, informou, acrescentando que os telefones para denúncia são (24) 2106-3518 ou (24) 3323-0198.

Quem quiser regularizar suas ligações de água ou precisa obter informações pode comparecer ao atendimento do Saae BM, que fica no Campla (Centro Municipal Administrativo Prefeito Luiz Amaral), situado na Rua Luiz Ponce, número 263, Centro.

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1 comment

Douglas Costa 28 de dezembro de 2015, 16:40h - 16:40

Ano de eleição, bom para perder uns votinhos !! Vai mesmo !!

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