Saae de Barra Mansa quer diminuir perda d’água com conscientização

by Diário do Vale
Alerta: Diretor executivo do Saae, Horácio Delgado, disse que quem não tiver situação legalizada em 30 dias corre de ser denunciado à polícia (Foto: Divulgação PMBM)

Alerta: Diretor executivo do Saae, Horácio Delgado, disse que quem não tiver situação legalizada em 30 dias corre de ser denunciado à polícia (Foto: Divulgação PMBM)

Barra Mansa – O Saae Barra Mansa (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) lançou nesta segunda-feira (10) uma campanha para estimular o fim de ligações clandestinas. O objetivo, segundo o diretor executivo da autarquia, Horácio Delgado, é diminuir a perda d’água. De acordo com os técnicos do Saae, cerca de 5% do desperdício de água são por causa de ligações clandestinas, mais conhecidas como ‘gatos’. A campanha de conscientização visa chamar às pessoas a denunciar os ‘gatos’ e também a legalizar as ligações junto ao Saae. Quem não estiver legalizado corre o risco de ser denunciado à polícia e pode pegar até quatro anos de prisão.
A campanha vai durar 30 dias. Quem, nesse período, comparecer ao setor de atendimento do Saae, no Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), não será denunciado à polícia e, cada caso, será avaliado pelos fiscais para a verificação de aplicação de multa.
– As pessoas que se apresentarem espontaneamente, neste período, para regularizar a situação terão seus casos avaliados. Após este prazo, as ligações clandestinas identificadas pela fiscalização serão denunciadas à polícia – alertou Horácio.
Em 2013, o município tinha cerca de 53% de perda d’água. A estimativa foi feita por técnicos do Saae.
– Chegamos a este valor da seguinte forma: o que sai da estação de tratamento não condizia, e ainda não condiz, com o que constatamos na hora da verificação do hidrômetro – explicou o diretor executivo. No entanto, nesses dois anos, o Saae realizou diversas ações que diminuíram essa perda.
Um dos grandes problemas do Saae é abastecer a parte alta da cidade. Com a rede antiga, os tubos rompiam com muita frequência.
– Nos pontos mais críticos, trocamos a tubulação. No Santa Rosa, por exemplo, os tubos foram 100% substituídos e o material da tubulação nova é bem mais resistente – citou Horácio. A troca de hidrômetros também contribuiu para a diminuição desse valor de desperdício e, atualmente, o Saae contabiliza uma perda de 39% de água.
– Trocamos 20 mil hidrômetros, gratuitamente, nesses dois anos. Estamos fazendo a nossa parte, mas ainda há muito a ser feito. Não podemos ser coniventes com perda de água em tempos de crise hídrica. Por isso, solicitamos que as pessoas se conscientizem e legalizem sua água. Cada um que utiliza o recurso sem pagar por ele está tirando o bem essencial (que é a água) de outra pessoa – ressaltou Horácio.

Novas instalações

Para a realização de novas ligações, o Saae também adotou medidas para evitar problemas futuros. Não será feita a ligação de água e esgoto em áreas de posse. Apenas o proprietário do imóvel pode requerer novas ligações.
– Não podemos fomentar a ocupação irregular no município. Temos problemas de abastecimento em partes altas, o que se faz necessário todo um estudo técnico para abastecer esses locais. Se realizarmos novas ligações em ocupações irregulares vamos prejudicar outros pontos da cidade, que estão legalizados, o que não é justo e nem correto – complementou o diretor.
Para legalizar a situação junto ao Saae, o contribuinte precisa ir, pessoalmente, até o setor de atendimento da autarquia, no Campla, que fica na Rua Luiz Ponce, nº 263, Centro. O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

You may also like

2 comments

Barra Mansa - Terra de Ninguém 11 de agosto de 2015, 17:46h - 17:46

A conta do SAAE de Barra Mansa é reflexo do que a cidade se transformou.
A conta é cobrada da forma que eles acreditam, se estiver errada o cliente não tem direito à reclamar por um serviço de péssima qualidade onde mais falta água porém a conta somente sobe.
A cidade possui diversos “buracos asfaltados” (porque ruas já não tem mais).

É notório o abandono deste municío!!!!!!

Cidadão X 11 de agosto de 2015, 16:17h - 16:17

Recebi uma conta de água absurda, cerca de 10 vezes o valor habitual e o próprio técnico do SAEE não constatou vazamentos em minha residência. O SAAE está irredutível em reconhecer o erro, por isso, estou movendo uma ação judicial contra o SAAE devido ao valor absurdo que estão me cobrando. A cobrança na conta do esgoto também é ilegal, pois não há estação de tratamento de esgoto na cidade. É um absurdo!!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996