Saae de Barra Mansa troca lixeiras do município

by Diário do Vale

Barra Mansa – O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) investiu cerca R$ 45 mil na compra de 300 novas lixeiras urbanas para o município. A autarquia iniciou a instalação no mês de junho e já instalou cerca de 140. A previsão é que nos próximos 40 dias o serviço seja finalizado.

A CRS (Coordenadoria de Resíduos Sólidos) informou que o serviço foi necessário devido ao alto índice de lixeiras danificadas. Do ano passado até o mês de junho de 2018, 80 lixeiras foram avariadas, sendo que 25 voltaram às ruas após reparos e 55 sofreram danos permanentes. O prejuízo total chega a R$ 8 mil. Pesquisas da autarquia apontam que uma lixeira foi danificada a cada semana nos últimos 18 meses.

O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, enfatizou a preocupação com o vandalismo que gera prejuízo para o município. “São dados preocupantes, porque geram prejuízo onde poderíamos investir em melhorias no tratamento de água, esgoto e limpeza urbana. É importante que todos tenham cuidado com as lixeiras, para que o descarte do lixo seja da forma correta, auxiliando o embelezamento visual e prevenindo entupimento da rede pluvial e alagamentos”, afirmou Fanuel.

Com menos de um mês da instalação das novas lixeiras duas já sofreram vandalismo. A autarquia ressalta que a consequência dessa prática resulta no entupimento de caixas de sarjetas e bueiros em ruas, praças e avenidas, provocando alagamentos e enchentes, entre outros transtornos como transmissões de doenças como Leptospirose, resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água. Além disso, com o descarte irregular, o lixo tende a se espalhar, contribuindo para a proliferação de vetores.

Quem comete ato de vandalismo pode ser enquadrado no artigo 163 do Código Penal que responsabiliza quem destrói, inutiliza ou deteriora patrimônio de município ou de autarquia com pena de detenção de um a seis meses ou multa. Denúncias podem ser feitas pelo telefone de emergência do Saae – 115.

You may also like

1 comment

fato 8 de julho de 2018, 15:35h - 15:35

É puro desperdício de dinheiro público uma vez que a própria população não têm noção que precisa cuidar, até mesmo uma ponta de cigarro é suficiente para acabar com a lixeira.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996