domingo, 17 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Saae de BM Mansa divulga balanço sobre coleta seletiva de lixo

Saae de BM Mansa divulga balanço sobre coleta seletiva de lixo

Matéria publicada em 9 de junho de 2019, 10:00 horas

 


Barra Mansa – Durante a semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Saae informou ao DIÁRIO DO VALE, através do setor do programa de coleta seletiva, uma lista com dados sobre os bairros que recebem o serviço e quais itens podem ser devidamente separados pela população e como fazê-lo.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o serviço é disponibilizado uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário, com o objetivo de criar uma rotina aos moradores. A autarquia não informou os horários. Já no Centro e na região comercial do Ano Bom, a coleta seletiva é diária em horários definidos para cada rua. O programa consiste em orientar os moradores a separar o lixo em dois tipos: o reciclável, que vai para a seletiva e o material orgânico, que vai para o lixo comum.

No último domingo (02), a prefeitura realizou o lançamento do Programa Coleta Seletiva no bairro Vila Independência. Além da localidade, o programa já alcançou os bairros Cotiara, Abelhas II, Vista Bela, Jardim América e Monte Cristo II.

Ainda segundo a autarquia, o projeto visa contemplar outros 19 bairros, que são: Jardim Marilú, São Pedro, Goiabal, Entanha, Santa Clara, Santa Lúcia, Jardim Marajoara, Nova Esperança, Jardim Primavera, Roselândia I e II, Vale do Paraíba, Getúlio Vargas, São Francisco, Nove de Abril, São Carlos, Boa Vista I e II e a Avenida Presidente Vargas.

O programa funciona da seguinte maneira: agentes ambientais realizam visitas a domicílio e buscam orientar os moradores em como separar o lixo corretamente, e posteriormente, disponibilizá-lo para a coleta seletiva. Além disso, os agentes levam esse trabalho de conscientização para as escolas, e buscam orientar alunos e professores, ministrando palestras objetivando a participação de todos.


Materiais recolhidos pelo caminhão da Coleta Seletiva

*Materiais recicláveis compostos por uma série de embalagens, como: caixas de papelão, papel branco, papel colorido, jornais, revistas.

*Plásticos de diversos tipos como: embalagens de produtos de limpeza e beleza, embalagens de alimentos, garrafas PET, baldes, bacias, brinquedos, caixaria de plástico, sacolas transparentes, sacos de arroz, feijão, sal, açúcar, fubá, sacos bolha, etc.

*Vidros e garrafas de diversos tipos, como: vidros de azeite, bebidas, garrafões, etc.

*Metais como: sucatas, pedaços de ferro, latas de conserva de salsicha, massa de tomate, milho verde, ervilha, molhos, doces, etc. Além de telhas de ferro, brinquedos, armários de aço, móveis de ferro, latas de alumínio, panelas velhas, tampas, torneiras, fios de cobre, etc.

*Eletrodomésticos, eletroeletrônicos, TVs, monitores, rádios, computadores, ventiladores, geladeiras, micro-ondas, fogões, etc.
Óleo de cozinha guardado em garrafas PET fechadas.

Materiais recolhidos pelo caminhão de lixo comum

*Restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, papel higiênico, papel toalha, grama cortada, folhas de árvores, fezes de animais, papel fotográfico, embalagens metalizadas, papel sujo, dentre outros.

*A autarquia ainda frisou que uma das principais responsabilidades dos geradores de resíduos é separar o lixo e disponibilizar cada tipo (reciclável e não reciclável), para que as devidas coletas sejam realizadas em dias diferentes. Ressaltando ainda, que se cada um fizer sua parte separando o lixo, os prejuízos ao meio ambiente, econômicos e sociais serão reduzidos.

*Hoje o município já alcançou o atendimento de 55% dos bairros. A previsão é que até agosto, alcance 70%. Já no início de 2020, a previsão é que 100% dos munícipes sejam atendidos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Moro no centro ,e a coleta seletiva era marcada para acontecer as sextas a tarde, e não tem acontecido assim. O caminhão a cada semana passa em um horario e as vezes passa de manhã muito cedo e não da tempo dos moradores colocarem os reciclaveis para a coleta.Seria muito bom definirem o horario.

  2. Avatar

    Quando vão privatizar o SAAE que perdeu o foco,afinal ou cuida de água e esgoto ou cuida do lixo…as duas coisas não dá, os moradores pagam IPTU para cuidar do lixo, agora embutir custo do lixo na conta de água é demais. . . privativa essa autarquia, pague o que deve a previnam, precatórios, reforma e ampiia a rede escolar , compra o antigo hospital da comedh transformando-o em hospital municipal….detalhe tem que.ter honestidade, peito para enfrentar os contrários, administração planejamento e equipe competente…não com essa turma de secretários meio boca.

Untitled Document