Saae de Volta Redonda implanta sistema de captação flutuante

by Diário do Vale
Bombas, flutuadores e mangueiras já estão na ETA Belmonte, próximo onde serão instalados às margens do Paraíba do Sul (foto: ACS)

Bombas, flutuadores e mangueiras já estão na ETA Belmonte, próximo onde serão instalados às margens do Paraíba do Sul (foto: ACS)

Volta Redonda – O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) está iniciando a instalação de um sistema de captação flutuante de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belmonte. Este sistema vai funcionar como uma alternativa ao sistema fixo que existe atualmente, e que é dependente do nível do Rio Paraíba do Sul. De acordo com o gerente de Tratamento de Água e Esgoto do Saae-VR, Patrick James Kent, apesar da situação em Volta Redonda ser beneficiada por uma pequena barragem no Rio Paraíba do Sul, construída há algumas décadas pela CSN e que mantém o nível do Rio Paraíba do Sul estável em frente ao ponto de captação na ETA Belmonte, a falta de chuvas – e o consequente baixo nível do rio – preocupam, e o novo sistema vai criar “uma situação de maior conforto” na operação.

– O equipamento de captação acompanha o nível da água, então passaremos a depender menos da altura do Rio Paraíba do Sul. O abastecimento da população no próximo verão terá mais garantias com este novo sistema – apontou Kent. Apesar disso, segundo o gerente do Saae, a população deve continuar economizando, fazendo uso racional da água, incluindo o reuso, e combatendo o desperdício.

– A falta de chuvas preocupa, e a situação da água é um tema mundial – frisou.

 Sistema

O equipamento de captação flutuante – fornecido pelo Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) – representa um investimento de R$ 1,25 milhão, e é composto por três flutuadores de aço, com cerca de seis metros de diâmetro, que sustentarão três bombas e um sistema de mangueiras flexíveis. O sistema será ancorado por cabos de aço a uma estrutura próximo ao atual ponto de captação da ETA Belmonte. As bombas têm capacidade para captar 400 litros de água por segundo, com um total de 1,2 mil litros de água captada por segundo, equivalente ao sistema fixo atual. De acordo com o gerente de Tratamento de Água e Esgoto, o sistema flutuante vai entrar em operação automaticamente, caso o nível do Paraíba do Sul desça além do limite possível para a captação. – Neste caso, o sistema fixo é desligado e a captação passa a ser feita somente pelo sistema flutuante, que tem a mesma capacidade – afirmou.

A previsão é que o sistema esteja totalmente instalado em até 120 dias. As bombas, flutuadores e mangueiras flexíveis de captação já estão na ETA Belmonte, próximo ao ponto onde serão instalados na margem do Rio Paraíba do Sul.

 

You may also like

6 comments

Roberto 20 de agosto de 2015, 08:14h - 08:14

Parabens ao SAAE, inteligente visão. A população agradece !! Bola dentro !

INDIGNADO 19 de agosto de 2015, 19:30h - 19:30

O Q QADIANTA ECONOMIZAR SE OS VAZAMENTOS SAO CONSTANTEWS NA CIDADE.
TRABALHO NO ATERRADO E PROXIMO AO SUPERMERCADO MAXIMO A UM VAZAMENTO ENORME NA CALÇADA A UNS TRES DIAS E NINGUEM FAZ NADA.
PRA QUE ECONOMIZAR?

Al Fatah 20 de agosto de 2015, 14:21h - 14:21

Vc ligou para o Saae? Não adianta reclamar aqui, o povo tem que ser os olhos do governo, afinal o morador é que sabe dos problemas de seu bairro…

creus 19 de agosto de 2015, 10:47h - 10:47

CONCORDO QUE DEVEMOS ECONIMIZAR, MAIS QUANTO MENOS AGUA , GASTAMOS, MAIS A GENTE PAGA,
VOLTA REDONDA VENDE AGUA PARA BM, PARA ABASTECER A REGIAO LESTE, VOCES JA TIVERAM A CURIOSIDADE DE VER O VALOR QUE O CONSUMIDOR PARA PELO M3 DA AGUA, 3,7761, ISTO É UM ABSURDO, POIS SE GASTARMOS 10 MIL LITROS VAMOS PAGAR O VALOR , SE GASTARMOS MENOS , PAGAREMOS O MESMO VALOR,
ENTAO PORQUE ECONOMIZAR TANTO, PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA O SSAE BM.
PORQUE A REGIAO LESTE NAO PASSA PARA VOLTA REDONDA, POIS TUDO VEM DE VOLTA REDONDA, AGUA, LUZ, TELEFONE, A MAIORIA TRABALHA E UTILIZA O COMERCIO DE VOLTA REDONDA.
E AI PREFITO NETO, BUSCA A REGIAO LESTE PARA VOLTA REDONDA.

Igor 20 de agosto de 2015, 08:17h - 08:17

Pensar desta forma é uma atitude totalmente individualista , entendo a revolta pelo preço da água nos ultimos tempos , mas devemos pensar tambem que ao gastarmos mais estaremos degradando o que tanto tem feito falta no nosso meio ambiente .
Devemos sim criticar os valores , mas não devemos gastar agua desta forma que estamos gastando nos ultimos tempos também .

leandro 19 de agosto de 2015, 09:42h - 09:42

A qualidade da água em VR esta péssima, trocava a vela do filtro lorenzetti a cada 3 meses, agora não dura nem 20 dias, um gasto a mais de 20 reais mensais, ja lavei até a caixa d’água e nada, depois que fizeram um grande reservatório na Vila Mury parece que piorou mais, sei que o Saae sempre tenta prestar o melhor serviço a cidade, e sei reconhecer que o problema com o Paraíba vazio faz o Saae ir mais fundo na captação, onde a água é mais suja, resta rezar para chover e deixar uma dica, não façam comida com agua da torneira, muita pessoas com virose e nem sabem por que.
Abraços e um bom dia.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996