Saae faz interligação da rede do Vila Rica com ETE Gil Portugal

by Diário do Vale

Volta Redonda- O Saae-VR está concluindo o processo de interligação da rede coletora de esgoto da região do bairro Vila Rica com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gil Portugal Filho, na Vila Santa Cecília, onde os efluentes passarão a ser tratados. Com a conclusão da operação, a ETE Vila Rica – onde o esgoto da localidade era tratado – será totalmente desativada.
O diretor executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, afirmou que com a interligação, todo o esgoto produzido naquela área passa a ser dirigido para a ETE Gil Portugal Filho, e não haverá mais despejo de efluentes nos cursos d’água daquela região.
– É um processo muito importante, e mostra que estamos cumprindo nossos compromissos e fazendo a nossa parte. Mas isso de nada vai adiantar se houver despejo irregular de esgoto nos córregos e rios do local, com a ligação da rede de esgoto doméstica na rede de águas pluviais, o que é proibido – alertou PC, afirmando que conta com a colaboração da população para denunciar possíveis irregularidades.

Desligamento

O gerente de Tratamento de Água e Esgoto do Saae-VR, Patrick James Kent, afirmou que as bombas da ETE Vila Rica já estão sendo desmontadas, e a desativação total da estação – que tratava cerca de 4,3% do esgoto da cidade, atendendo 2.904 residências – só depende da conclusão da interligação da rede, que deve ser concluída ainda hoje.
– Com a desativação total da ETE Vila Rica, não haverá mais descarte de resíduos de tratamento de esgoto nos córregos no local. Esse resíduo é tratado e padronizado para ser jogado em cursos d’água, mas no período de seca, como agora, a vazão de água fica muito pequena, e pode haver mau cheiro, o que incomodava os moradores. A partir de agora isso não vai acontecer mais, a não que haja despejo irregular na rede fluvial, que a população deve denunciar – afirmou Patrick.

You may also like

2 comments

ÊTA POVINHO 31 de julho de 2015, 12:53h - 12:53

Vamos denunciar, gente!

Ainda há muitos que jogam esgoto e gorduras nas redes colhedoras de chuva que acabam dentro dos córregos que vai para os rios.

Essa manilha da Sessenta, que dá para ver da margem esquerda do Brandão, é uma delas. Ali desce muita gordura.

juliolarcher 30 de julho de 2015, 18:33h - 18:33

parabens a essas boas noticias, esse rio brandão ja houve muitas especies de peixes, mas ainda tem esgoto sendo despejado no rio, uma manilha enfrente a praça da sessenta, com agua negra e mal cheirosa.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996