segunda-feira, 19 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Sábado foi de mobilização contra o câncer de mama e de útero

Sábado foi de mobilização contra o câncer de mama e de útero

Matéria publicada em 21 de outubro de 2018, 16:56 horas

 


Em Volta Redonda foram realizados 800 exames preventivos, além de 461 encaminhamentos para mamografias

Mulheres atenderam ao chamado da campanha contra o câncer neste final de semana. (crédito Divulgação)

Volta Redonda – O sábado foi de Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama, em diversas cidades do país. Em Volta Redonda a ação resultou em mais de 800 exames preventivos para câncer de útero (papanicolau) para mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos, inclusive gestantes. Além do exame, foram disponibilizados 461 encaminhamentos para mamografia para as mulheres.

As Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher funcionaram das 8h às 17h. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde na última semana foram realizados 2024 preventivos e 1097 mamografias.

Logo nas primeiras horas, Sônia Maria Cardoso, de 50 anos, estava na Policlínica da Mulher para fazer seu cadastro e realizar o exame papanicolau na unidade, pelo ‘Dia D’ do Outubro Rosa, promovido pela prefeitura de Volta Redonda. “É muito bom contar com esse serviço de forma mais fácil. Veio em boa hora para ajudar as mulheres a se cuidarem mais”, afirmou Sônia.

Rosalee Araújo de Carvalho, 54 anos, moradora do Roma II também aproveitou à tarde do sábado para colocar a saúde em dia. “Trabalho durante a semana toda e não tenho tempo para fazer minhas consultas e exames. Por isso estou aproveitando esse dia para cuidar de mim. É muito importante à prevenção e eu não podia ficar fora dessa campanha. A prefeitura está de parabéns”, concluiu.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o Dia D pode ajudar o município a atingir a meta de três mil exames preventivos e 1,5 mamografias realizadas em outubro. “É importante que as mulheres entendam a necessidade de realizar todos os exames e se prevenir. Esse esforço é uma forma de facilitar essa ação de prevenção. É preciso lembrar que os exames serão realizados durante todo o mês de outubro”, considerou o secretário.

Outubro

O Outubro Rosa é uma campanha para promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de morte por câncer de colo do útero e de mama. Em Volta Redonda, o atendimento foi realizado por agendamento prévio e demanda espontânea, de acordo com oferta de vagas em cada unidade.

As unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. Nesta semana, estarão abertas da 7h às 19h, dez unidades em dias intercalados. Na segunda-feira, dia 22, as UBSFs Siderlândia e Santo Agostinho; na terça-feira, dia 23, unidades do Nova Primavera e Vila Brasília; na quarta-feira, dia 24, São Luiz; na quinta-feira, dia 25, Açude I, Mariana Torres e Água Limpa; e na sexta-feira, dia 26, ficam em horário estendido as unidades do Santa Cruz e Padre Josimo.

Novidades

O Hospital Unimed Volta Redonda começou a operar o mais moderno equipamento de Mamografia da região. O aparelho possibilita novos exames e procedimentos como tomossíntese mamária (mamografia 3D) e estereotaxia por mamografia. Com ele, a oferta de vagas cresceu 30%. O novo equipamento diminui o tempo do exame, melhora a qualidade da imagem e ainda disponibiliza o resultado em cerca de 15 minutos.

“Tudo isso para proporcionar aos nossos clientes um serviço cada vez mais qualificado, seguro e eficiente. Além disso, buscamos oferecer a melhor alternativa para que os pacientes não precisem se deslocar aos grandes centros para realizar exames complexos ou tratamentos”, enfatizou o vice-presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document