‘Sábado nas Escolas’: Projeto incentiva alunos acima da média

by Diário do Vale
Tetê: ‘Temos que aproveitar ao máximo esse potencial dos alunos com essa capacidade’

Tetê: ‘Temos que aproveitar ao máximo esse potencial dos alunos com essa capacidade’

Volta Redonda – A Secretaria de Educação, dentro do projeto ‘Sábado nas Escolas’, desenvolvido em 13 escolas do município, tem um trabalho para atender um público diferenciado: os estudantes Portadores de Altas Habilidades (PAH), comumente conhecidos como “superdotados”, que tem uma capacidade de aprendizado maior que a média dos outros alunos. Estes alunos são denominados Portadores de Altas Habilidades porque além da curiosidade, criatividade e senso crítico, possuem um grau de habilidades significativamente maior que a maioria da população, com mais facilidade e rapidez para aprender, analisar e resolver problemas.
A diretora pedagógica da SME, a professora Mírian Coelho Nogueira Pereira, prefere não usar a palavra “superdotado” para classificar os alunos com desempenho acima da média.
“São alunos que se dedicam mais aos estudos e têm um desenvolvimento escolar melhor. Isso é potencializado com este reforço, que leva mais conteúdo para estes alunos, porque eles têm a capacidade de reter mais informações. Mas, além disso, acabam desenvolvendo um maior interesse, estudam e se esforçam mais que a média”, explicou a diretora.
O projeto, que começou há três anos de forma experimental, é voltado para os alunos que estão concluindo o 9º ano nas escolas municipais e devem continuar os estudos, em escolas técnicas ou institutos federais de Educação. Eles fazem uma prova de seleção – escrita e classificatória – no início do ano, quando são montadas as turmas nas escolas com o máximo de 30 alunos.
“Selecionamos os 30 melhores que passaram pelos testes, mas mesmos aqueles que não tiraram as melhores notas, mas se querem continuar os estudos, havendo vagas, são chamados para o projeto. No caso de haver alguma desistência por motivo de força maior, como mudança de cidade, chamamos o aluno classificado em seguida. Mas a desistência é muito baixa, realmente as turmas são montadas por alunos que gostam de pegar pesado nos estudos”, enfatizou a professora.
Atualmente, o trabalho está nas escolas municipais Maria Rosa Rodrigues, Tocantins, Júlio Caruso, Valmir de Freitas, Wandir de Carvalho, Paulo VI, João Paulo Pio de Abreu, Rubens Machado, Juarez Antunes, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Nilton P. Botelho e Marizinha Félix.
A secretária de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, destacou a importância do trabalho feito com os Portadores de Altas Habilidades.
– Temos que aproveitar ao máximo esse potencial dos alunos com essa capacidade, com um projeto voltado para eles dentro do Sábado na Escola.  Da mesma forma que buscamos com aulas de reforço recuperar todos os alunos que tiveram dificuldades, temos que incentivar os que têm uma capacidade maior de aprendizagem, senão esses estudantes ficariam estagnados. Os alunos com altas habilidades têm o seu potencial reforçado, para que sejam bem avaliados e aprovados nas seleções para outras escolas, dando continuidade à sua vida escolar – ressaltou.

Aprovação

Como um dos resultados do chamado “Aprofundamento da Língua Portuguesa e Matemática” são os excelentes índices de aprovação dos alunos nas escolas técnicas e institutos federais de educação.
A diretora Mirian Coelho informa que toda a parte da manhã os alunos tem três aulas de Língua Portuguesa e duas aulas de Matemática, quando também são submetidos a testes simulados pelos professores em sala, para analisar o avanço nas disciplinas ensinadas, como gramática, interpretação de textos, produção textual, redação, álgebra, geometria, etc.
– Temos conseguido um percentual muito alto de aprovação dos estudantes. Este ano, só na escola Maria Rosa (Jardim Tiradentes), tivemos 27 alunos que fizeram provas para a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) e conseguiram bolsa integral – comemorou a diretora pedagógica.
O projeto ‘Sábado na Escola” tem como coordenador pedagógico na SME o professor Reginaldo Silva Roque. O trabalho ‘Aprofundamento da Língua Portuguesa e Matemática’ com os alunos selecionados é feito pelos professores Vitor Fontes (Matemática) e Aline Mariz (Português).
A professora Verônica Paiva Dantas Zeghir, chefe da seção de Ensino Fundamental dos Anos Finais da SME (6º ao 9º ano), destacou o esforço e desempenho dos alunos e professores. “É um trabalho muito bonito, mas também muito árduo para os professores. Não é fácil toda semana aplicar testes, simulados, uma bateria de exercícios para verificar o desempenho. O retorno tem sido excelente”. Ela afirmou ainda que os alunos das escolas públicas concorrem por vagas com alunos das melhores escolas particulares da cidade e garantem a aprovação em escolas técnicas e federais com a preparação que recebem da SME.

You may also like

6 comments

jjricardo 6 de dezembro de 2015, 18:55h - 18:55

Com todo respeito secretária, acho que este projeto, chega ser discriminatório aos bem dotados tudo e os normais e mau dotados nada eu até acho que deveria ser o contrario, tentar melhorar aqueles que não vão bem. Obviamente que o projeto atual tem seus valores em melhorar aquilo que já é bom.

Vc Sabe 7 de dezembro de 2015, 09:25h - 09:25

Aos bem dotados devem sim ser estimulados, não faz sentido deixar minguarem as capacidades dos melhores para nivelar eles com a galera do sorvete na testa, precisamos de mentes brilhantes para avançarmos, em especial nesse país carente de ciências e pesquisas.

Al Fatah 6 de dezembro de 2015, 18:09h - 18:09

O ensino atual nivela todo mundo por baixo, e isso não só no Brasil. De um tempo para cá não tivemos muitos inventores, descobridores e virtuoses artísticos, tudo o que assombra é feito por computador ou com a ajuda dele, que por si só não tem criatividade nem inventividade… Muitos potenciais descobridores da cura para o câncer e da aids têm seus talentos engessados pelo sistema de ensino atual, seja ele público ou privado…

Alvaro f Silva 6 de dezembro de 2015, 17:47h - 17:47

Existe secretaria de educação em Volta Redonda ????

Rogerio 6 de dezembro de 2015, 16:31h - 16:31

Maior besteira.. Procura melhorar o ensino e não essas coisa bizarras .. Secretária horrível está lá não por competência e sim por troca de favores..

Al Fatah 6 de dezembro de 2015, 18:11h - 18:11

Para alguém que usa uma linguagem de tão baixo nível, acredito sinceramente que você não é nem um pouco melhor do que ela…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996