Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva recebeu na manhã de ontem o coronel Roberto Miúra, diretor geral de Saúde do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, para discutir futuras parcerias. Miúra solicitou ao prefeito apoio para os atendimentos clínicos aos 1,2 mil bombeiros militares e seus dependentes na região do Sul Fluminense.
Atualmente, os bombeiros só têm a capital fluminense para receber os atendimentos médicos, emergenciais e de alta complexidade. “O que a população espera é que essa união entre as instituições públicas possa melhorar a qualidade de vida dos servidores e da própria população”, frisou o prefeito.
O único hospital conveniado que atendia os bombeiros e seus familiares em Volta Redonda era o São Camilo. Porém, a unidade particular encerrou as atividades e a prefeitura transformará o local no Hospital Municipal do Idoso. A inauguração desta unidade deve acontecer no início do mês de dezembro, conforme informou Alfredo Peixoto, secretário municipal de Saúde.
Frota de ambulâncias
“O número de ambulâncias no município é insuficiente para atender a população de quase 300 mil habitantes”, avaliou o prefeito Samuca Silva, durante a reunião. O Consórcio Intermunicipal de Saúde, que tem a gerência do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), informou que há apenas duas unidades móveis na cidade – uma fixa na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e outra no bairro Retiro, próxima à sede do programa Na Hora.
“Isso é muito pouco e a prefeitura não tem autonomia sobre as unidades móveis do Samu. Recebemos muitas reclamações sobre o atendimento do programa”, destacou o prefeito. Os bombeiros têm apenas uma ambulância para atender Volta Redonda e Pinheiral, segundo informou o tenente-coronel Leonardo Loyola, novo comandante do 22º GBM (Grupamento dos Bombeiros Militares).
Segundo Hilquias Lopes Faria, da Central de Ambulância de Volta Redonda, a cidade possui sete unidades móveis. Das quais, três ficam de plantão 24 horas; duas para o transporte de pacientes a outros municípios, além de uma para Hospital do Retiro e outra para o São João Batista. Samuca Silva determinou ainda que a ambulância da Guarda Municipal volte a funcionar no município.
Bombeiros Mirins
O prefeito também se comprometeu em ajudar o 22º GBM a voltar com o programa ‘Bombeiros Mirins’, voltados aos estudantes da rede pública de ensino.
“É uma oportunidade para essas crianças e adolescentes receberem informações que servirão para toda a vida. No programa aprenderão sobre disciplina, noções de defesa civil, prevenção à dependência química, serviços voluntários, ordem unida e muito mais”, contou Loyola.
8 comments
Sr prefeito, quem mantem o SAMU, é a prefeitura, dê condições de trabalho e viaturas, que vai funcionar 100%. Faça uma visita nas bases de Pirai, Resende, Rio Claro e outras e veras que em VR, estão abandonados. Faça um enquete e veja com os mais de 40 atendidos diariamente, se estão insatisfeitos, as vtrs não param…
Isso é um absurdo, a obrigação é do Estado, o Prefeito tem é que olhar para a cidade que está uma bagunça, tem que olhar para os convênios do FAPS, determinar a volta da ambulância da Guarda Municipal é brincadeira, os Guardas não tem salário, atendimento médico pra eles, não estou incluindo aos familiares, FARDAMENTO, tem guarda andando com botas furadas e roupas remendadas, isso sem contar a falta de gestão na administração, estão colocando Guardas para combater bêbados e viciados na volta grande (santo agostinho) e posto vila 2000, na madrugada de 04/11 ficaram mais de 10 Guardas acuados atrás de uma van da corporação e varias pessoas atirando pedras, garrafas e copos, por sorte foram salvos por um PM a paisana que passou executando tiros para o alto é o que possibilitou aos Guardas saírem do local, o que o Prefeito esta esperando? que morra um Guarda? ou que um Guarda mate alguém, a incompetência do comando está dia a dia sendo demostrada e o Prefeito nada faz, o que está esperando, DEUS nos ajude.
O que o Município de Volta Redonda receberia em troca dessa parceria? A arrecadação da taxa de incêndio vai para um fundo destinado a equipar os bombeiros em todo o estado, sendo que a unidade de VR possui déficit de material rodante… Isso está me cheirando a parceria “caracu”…
VR não tem que gastar um centavo a mais com uma obrigação que é do estado!…
Poderia adquirir mais uma ambulância para o SAMU e ensinar aos moradores o uso do SAMU. Casos simples em que as pessoas usam as ambulâncias como taxis, nisso um caso grave perde o atendimento. Vejo que a ambulância do SAMU não para na sua vaga na vila, rodam o dia inteiro. Judiação com os funcionários, onde está o valor deles, como fazem pra ter suas necessidades básicas?? Providencie uma nova ambulancia. É muito habitante pra pouca ambulância.
Torço para que o senhor prefeito olhe com carinho para essa categoria que atua no APH municipal ( SAMU 192, CBMERJ e Central de Ambulâncias) pois nos últimos anos vem sofrendo com o desgate da frota (ambulâncias quebradas, manutenção deficiente) além de sofrermos com essas situações também sofremos com a quantidade baixa de vtrs para atender a grande demanda de chamados e também até com o mal uso por parte de alguns da população que acionam por coisas banais e quando surge algum chamado que realmente é necessário a própria população sofre com a demora e tempo resposta. Torço pelo senhor prefeito para que consiga investimento nessa área do APH com a aquisição de novas viaturas e também iniciar um trabalho direcionado a população com conscientização quanto ao uso inteligente e consciente do serviço 192/193.
Gostaria de saber se os bombeiros continuam cobrando para liberar boate e restaurante.
Sem caixinha nada de nada a opor.
Aí meu alvará não sai nunca.
Bom dia,políticos , quando vocês vão proibir ou controlar o número de carros de SOM (PERERECAS) em nossa cidade, quem sofre mais com isso são os bairros periféricos onde passa em media 14 carros por dia nas mais variadas propagandas e com SOM acima de 90 decipeis , em qualquer hora do dia ou da noite , as crianças de colo e os idosos são os que mais sofrem com isto , o Volta Grande lll,ll,l são vitimas deste desmando , a casos que não conseguimos ouvir a televisão durante a passagem destas pragas , por onde anda a fiscalização ou a guarda , atualmente somos a CIDADE MAIS BARULHENTA DO SUL DO ESTADO,E NINGUÉM FAZ NADA , ONDE ESTA A GESTÃO.
Gostaria de saber sobre a arrecadação da TAXA DE INCÊNDIO, se esses valores são aplicados aqui em Volta Redonda, ou se ficam na Capital ? Deve ser um valor muito alto, e deveria ser destinado aos Bombeiros localizados aqui na cidade. Por sinal o ÚNICO Estado que tem essa taxa é o RJ.
Comments are closed.