Santa Casa de Barra Mansa distribui quase cem aparelhos auditivos por mês

by Diário do Vale

Barra Mansa- Com atendimento exclusivo ao SUS (Sistema Único de Saúde), o Centro de Saúde Auditiva da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, que funciona em anexo à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), possui fluxo mensal de 1,1 mil pessoas. Por mês são distribuídos aos pacientes 92 aparelhos auditivos, entre os procedimentos de adaptação e reposição das próteses. O trabalho realizado na unidade é completo e atende toda a região do Médio Paraíba.

Além dos pacientes de Barra Mansa, a unidade é responsável pelo atendimento de outras 11 cidades da região do Médio Paraíba, entre elas, Barra do Piraí; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença; e Volta Redonda.

A dona de casa Maria Aparecida Teixeira da Cunha descobriu que o filho, aos quatro anos, tinha algum problema de audição. Ela vem de Angra dos Reis para realizar o tratamento. “Ele não falava nenhuma palavra, nem mamãe. Algumas pessoas achavam que era superproteção da minha parte, mas insisti em levá-lo a um fonoaudiólogo que identificou o problema e nos encaminhou para cá”, conta Maria. O filho, Israel Cunha da Silva, atualmente, está com 13 anos. Ele não se adaptou ao aparelho auditivo ainda e o tratamento no centro tem ajudado na aceitação da prótese. “Antes ele não usava nunca, tanto que é muito bom na linguagem de sinais e a ler lábios. Mas agora ele usa às vezes e vem se adaptando”, revela a mãe.

O centro realiza trabalho de alta complexidade, por isso possui permissão para fazer diagnósticos diferenciais como E.O.A (Emissões Otoacústicas Evocadas), mais conhecido como teste da Orelhinha, e o BERA (Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Cerebral), que faz registros da atividade elétrica que ocorre no nosso sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro.

O centro realiza ainda reavaliações da perda auditiva; seleção, adaptação e fornecimento de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI); acompanhamento; terapias fonoaudiológicas (reabilitação auditiva); e reposição de molde auricular e de AASI. Para atender a demanda, a Santa Casa conta com uma equipe de especialistas, composta por dois otorrinolaringologistas, seis fonoaudiólogos, psicólogo, assistente social, neurologista e pediatra.

Esse tipo de trabalho, que reforça a adaptação, é um dos mais frequentes realizados no centro. São 369 acompanhamentos, por mês. De acordo com a coordenadora de fonoaudiologia do Centro Auditivo, Renata Queiroz de Lima, o acompanhamento é parte primordial no tratamento. “É importante fazer mais que colocar apenas o aparelho. Temos que trabalhar a percepção do som”, explicou, acrescentando que o estímulo auditivo é fundamental para um resultado positivo.

Aos 64 anos, o motorista Josafá Conceição Trindade, percebeu uma queda na audição. Em Resende, onde mora, consultou um especialista e ficou comprovado que ele precisaria de um aparelho auditivo. “Foi quando fui encaminhado para o Centro Auditivo da Santa Casa. Aqui, além de muito bem tratado, tenho todo o suporte para o uso do aparelho”, disse, ao informar que toda a sua vida mudou após voltar a escutar bem.

You may also like

1 comment

Valeria Campbell Melo 12 de maio de 2015, 13:59h - 13:59

Achei interessante a matéria sobre a distribuição de aparelhos auditivos. Mas, ao mesmo tempo fiquei surpresa ao saber da quantidade distribuída, pois fiz pedido para minha irmã, em março/2014, através da Prefeitura Munc. de Valença, sem nenhum retorno. Como o aparelho que ela usava parou de funcionar, tivemos que comprar. E onde compramos nos disseram que a audiometria realizada não tinha absolutamente nada a ver com a perda auditiva dela. Enfim, desejo que tenha sido falta de sorte por minha parte, e, que realmente seja benéfico para quem precisar.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996