Saúde implanta projeto ‘Cuidando de quem cuida’

by Diário do Vale
Ginástica laboral: Objetivo é proporcionar melhorias físicas e bem-estar aos profissionais de Saúde; equipe do Cais Aterrado recebeu ações (Simone Freitas/Ascom VR)

Ginástica laboral: Objetivo é proporcionar melhorias físicas e bem-estar aos profissionais de Saúde; equipe do Cais Aterrado recebeu ações (Simone Freitas/Ascom VR)

Volta Redonda – Com o título ‘Cuidando de quem cuida’, a secretaria municipal de Saúde implantou um projeto pioneiro no Cais do Aterrado, que visa oferecer mais saúde e bem-estar para as equipes de enfermagem. Com a orientação de uma profissional de fisioterapia, funcionários vão participar de atividades ergonômicas duas vezes por semana.
A partir de um revezamento entre as equipes, durante 15 minutos, cada setor vai realizar o alongamento das musculaturas mais sobrecarregadas, além de receber importantes dicas sobre posturas corretas no ambiente de trabalho.

– Entre os benefícios à saúde, a prática dos exercícios ergonômicos melhora a condição física e psicológica dos trabalhadores. É capaz de favorecer a integração (quando praticada em grupo), corrige vícios posturais, melhora a disposição no trabalho e reduz patologias e casos de Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) – informou o coordenador de Fisioterapia Municipal, Vladimir Lopes de Souza, acrescentando que a prática de atividades ergonômicas também é capaz de reduzir os níveis de estresse e tensão em geral.

Em breve, segundo a prefeitura, o projeto também será implantado na sede da secretaria municipal de Saúde, onde o objetivo será avaliar todos os setores, equipamentos e postura dos profissionais. A fisioterapeuta Juliana Moreira Ribas é a responsável pela avaliação e prescrição dos exercícios laborais.

– A fisioterapia tem um papel importante neste processo, pois buscamos, por meio de análises e intervenções específicas, identificar os diferentes locais que por diversos fatores permitem o aparecimento de doenças ocupacionais, relacionadas ao trabalho. Esta intervenção no ambiente tem por objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho e, dessa forma, diminuir os casos de afastamento – destacou Vladimir.

– É uma iniciativa muito positiva e inovadora, que visa, principalmente, a qualidade de vida dos nossos funcionários. É muito importante a ergonomia no ambiente de trabalho, pois promove a saúde e ainda estimula a integração das equipes – destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996