sábado, 31 de julho de 2021 - 22:01 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Saúde promove atividades em comemoração ao Outubro Rosa em Porto Real

Saúde promove atividades em comemoração ao Outubro Rosa em Porto Real

Matéria publicada em 9 de outubro de 2017, 18:27 horas

 


Porto Real – Como forma de conscientização sobre o câncer de mama, este mês é celebrado o Outubro Rosa. E em Porto Real, diversas atividades vão acontecer durante a campanha. A Atenção Básica e a Casa da Mulher estão intensificando os exames. Segundo informações da secretaria municipal de Saúde, de maio até o início deste mês foram realizadas 850 mamografias. E dados até o mês de agosto contabilizam 1.275 preventivos.

– Preparamos um mês de coleta de preventivos, intensificando a oferta desses serviços às mulheres do município. Tanto por demanda espontânea quanto por meio de busca ativa, estamos com foco, principalmente, no público feminino de 50 a 69 anos de idade. É importante que a paciente fique atenta à programação específica preparada para cada Unidade de Saúde da Família (USF) e também aos procedimentos necessários para as consultas. No caso do preventivo, a usuária pode marcar na própria USF ou mesmo através dos agentes comunitários de saúde. Já para a mamografia é necessário encaminhamento, após uma consulta com enfermeiro ou médico e, então, realizar a marcação na Secretaria de Saúde. Depois disso que ocorre o exame na Casa da Mulher – explicou a diretora de Atenção Básica, Suzanne Balieiro.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, é o segundo, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O INCA afirma ainda que o câncer de mama também acomete homens, porém, é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Outubro Rosa

Em Bulhões e no São José a semana de coleta de preventivos acontece a partir do dia 16 e segue até o dia 20 deste mês. No Centro, Jardim Real e Freitas Soares os exames vão de 23 a 27 de outubro. Já no bairro Novo Horizonte a programação especial acontece entre os dias 24 e 27 deste mês. Na USF Jardim das Acácias os horários serão sempre no período da tarde nos dias 10, 17 e 24.

Todas as unidades durante o mês de outubro realizam sala de espera e busca ativa das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para a mamografia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document