;
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 03:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Secretaria de Assistência Social de Barra Mansa realiza campanha por acolhimento

Secretaria de Assistência Social de Barra Mansa realiza campanha por acolhimento

Matéria publicada em 12 de julho de 2016, 20:17 horas

 


Barra Mansa – A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está realizando uma campanha de informação e conscientização sobre o programa ‘Família Acolhedora’. Folhetos explicativos sobre o que é o programa, como funciona e quem pode se cadastrar estão sendo distribuídos pelas assistentes sociais em vários pontos da cidade. O objetivo é aumentar o número de cadastros de pessoas interessadas em ser uma família acolhedora, o que permite ao município diminuir a permanência de menores em abrigos, dando a oportunidade de serem encaixados numa medida protetiva de convivência familiar comunitária e garantir o acesso à rede de políticas públicas.

– O que queremos é que a população tenha ciência de que o Família Acolhedora funciona em Barra Mansa. Já temos famílias cadastradas e crianças que vão conviver dentro de um ambiente familiar enquanto suas famílias de origem se reestruturam para recebe-las de volta – explicou a assistente social Juliene Cunha de Oliveira, acrescentando que para fazer parte do programa a família não pode ter interesse em adoção.

– Esse é o ponto principal. A família não pode querer adotar e precisa entender que vai cuidar daquela criança por um determinado tempo, até a família ter condição retomar os cuidados – ressaltou a assistente social.

Além de não ter interesse em adoção os interessados devem atender a mais alguns requisitos: ser morador de Barra Mansa; ter entre 21 e 61 anos; ter tempo para cuidar da criança ou adolescente, oferecendo proteção e orientações adequadas ao desenvolvimento; comprovar instalações físicas apropriadas ao acolhimento e proteção; participar do processo de capacitação e acompanhamento proposto pelo programa; estar com boa saúde física e emocional; não possuir antecedentes criminais.

A inscrição das famílias interessadas é gratuita, feita por preenchimento de uma ficha de cadastro do programa. Para isso, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e certidão negativa de antecedentes criminais. Para outras informações ou realizar o cadastro, os interessados deve ir até à sede do programa, que funciona na Rua Oscar da Silva Marins, N° 252, no Centro de Barra Mansa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document