Secretária de Cultura fala sobre projetos e ações

by Diário do Vale

Volta Redonda – A preocupação em incentivar e promover novas ações culturais no município é uma das prioridades da nova secretária de cultura de Volta Redonda, Márcia Teodoro Fernandes. Ela acredita que a cidade realmente precisa investir mais em projetos culturais, mas para que isso aconteça será necessária uma maior participação da comunidade.

– É claro que é preciso investir mais em cultura, mas para que isso seja possível contaremos, principalmente, com a participação popular, e de maneira colaborativa e compartilhada pretendemos regulamentar e tornar acessível os mecanismos de fomento como o Fundo Municipal de Cultura e a Lei de Incentivo, principais ferramentas de investimento em projetos culturais dos mais diversos segmentos. Envolveremos também a iniciativa privada e programas do Governo Federal – disse Márcia.

Segundo a secretária, para o ano de 2017 a cultura conta com um orçamento elaborado e aprovado na gestão anterior, ressaltando que no momento a situação é de calamidade financeira, por isso ela não prevê maiores investimentos.

– Precisamos ter os pés no chão e plena consciência de que a situação não está fácil, temos ainda um desafio de reduzir o orçamento em 30%, entretanto, todo governo está trabalhando em uma reestruturação e, com certeza, maiores investimentos virão – falou.

Para Márcia, tanto o Plano quanto a Lei Municipal de cultura já aprovados são fundamentais para a construção de políticas públicas para Volta Redonda. No Plano de Ação da Secretaria de Cultura, a secretária lembrou que já estão sendo incluídas algumas das metas do novo Plano Municipal de Cultura, para serem cumpridas ainda este ano.

– Já em relação ao Sistema Municipal de Cultura, trata-se de um ganho para Volta Redonda porque alinhamos nossa política com os Sistemas Estadual e Nacional, além disso, promoveremos juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, encontros e fóruns para revisão, regulamentação e acompanhamento das metas, visando tornar o processo eficiente sempre dialogando com a sociedade e os segmentos culturais – esclarece.

Sobre as mudanças que ainda precisam ser feitas em relação a cultura, a secretária informou que, a princípio, será necessário fazer uma revisão de todos os espaços geridos pela secretaria de Cultura.

– Recebemos os equipamentos públicos – Memorial Zumbi, Memorial Ex-Combatentes, Biblioteca Municipal, Ilha São João, Galeria Zélia Arbex e a própria sede da Secretaria de Cultura – em situação precária, sem manutenção, necessitando de reparos emergenciais. Além disso, não há uma política para democratização do uso desses espaços, como editais de ocupação e com uma programação acessível e diversificada. A Galeria Zélia Arbex, por exemplo, está sem nenhum ar condicionado funcionando, a temperatura chega a 60 graus. Tivemos que adiar algumas exposições para entrar em manutenção, não há condições, pois o espaço é todo fechado. A prioridade é dar condições para que os espaços estejam abertos oferecendo o mínimo de estrutura – salientou.

Em relação aos projetos culturais já desenvolvidos na gestão anterior, a ideia, segundo Márcia, é aperfeiçoar e torná-los mais eficientes. “Os projetos que são oficiais, que fazem parte do calendário do município, com certeza terão continuidade”, enfatiza a secretária de cultura.

Márcia Teodoro Fernandes: ‘Precisamos ter os pés no chão e plena consciência de que a situação não está fácil’ (Foto: Divulgação)

Márcia Teodoro Fernandes: ‘Precisamos ter os pés no chão e plena consciência de que a situação não está fácil’ (Foto: Divulgação)

Trabalhando junto com o Conselho

Márcia Teodoro Fernandes informou que já está iniciando um contato com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, acreditando que essa parceria seja fundamental, pois o conselho, segundo ela, é o principal órgão representativo da sociedade.

– Fui conselheira e sei do papel e da importância de cada membro. Trabalharemos sempre em parceria, mas também envolvendo os demais órgãos de representatividade das classes artísticas – diz.

Para o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o artista plástico Hugo Krüger, apesar da não ter tido muito contato pessoal com a nova secretária, Hugo informou que já conhecia o trabalho dela e disse que não foi nenhuma surpresa a sua nomeação.

– O Conselho quer colaborar de todas as formas com a secretária de Cultura, e tenho observado que ela já está mostrando bastante diálogo com os conselheiros e abrindo as portas para a colaboração e fortalecimento desta relação. E como é início de governo acredito que todos devem colaborar. Nós do conselho já estamos sentindo um forte interesse de colaboração e parceria por parte da secretária Márcia e isso é um bom sinal – declara.

O presidente do Conselho ressalta que a falta de recursos pode dificultar futuras ações culturais, mas como já foi aprovado o Plano e a Lei Municipal de Cultura, a falta de recursos por parte do Estado, deixará limitadas as futuras ações culturais no município, pois fica dependendo apenas de apoio municipal e federal. “Neste período inicial, acredito que a falta de recursos financeiros será uma das grandes dificuldades da nova gestão”, opina.

Carnaval 2017 será voltado para a família

Com relação ao Carnaval, a secretária afirmou já ter uma ideia de como será. Em uma reunião realizada este mês, no auditório da prefeitura de Volta Redonda, entre os representantes de blocos carnavalescos da cidade com alguns secretários municipais, além de representantes da Guarda Municipal, da Defesa Civil, polícias Civil e Militar e Batalhão de Bombeiros Militar, foi solicitado que a prefeitura ajudasse a organizar o Carnaval na cidade. Durante o encontro, Márcia Fernandes disse que o tema deste ano será “Carnaval da Família”. “Estamos programando apenas o desfile do Bloco da Vida, na Vila Santa Cecília”. No entanto, como os blocos querem se apresentar, a secretária se colocou à disposição para colaborar na organização das apresentações.

– É importante o fortalecimento dos blocos, que atraem cada vez mais o público e o carnaval de rua para a vida social e cultural da cidade. O tema principal é “Carnaval da Família” e vamos incentivar os blocos de rua que terão um procedimento mais fácil para cadastramento – comentou Márcia.

Quem também esteve na reunião foi o secretario municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes, que afirmou que os desfiles podem colaborar com pequenos comerciantes. “Queremos fomentar a cultura nos bairros e também o comércio local. Nossa intenção é dar apoio aos blocos tradicionais e ajudar a população de Volta Redonda a ter um carnaval mais seguro”, afirmou.

Durante a reunião, representantes de mais de 40 blocos falaram sobre suas necessidades e a secretária apresentou uma proposta de avaliação para as liberações dos blocos.

Márcia se dispôs a direcionar os blocos cadastrados aos órgãos responsáveis, de acordo com a característica de cada um, para conseguirem o nada opor. “É preciso que todos os órgãos responsáveis saibam exatamente em qual bairro está saindo um bloco, o horário, o trajeto e a expectativa de público. Só dessa forma conseguiremos dar um apoio real à segurança”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal falou que é fundamental o bloco ter uma autorização específica. “Por isso ter o nada opor dos órgãos envolvidos é tão importante. Atualmente, somos amparados por uma lei que estabelece multa de R$ 1,8 mil para quem colocar som alto nas ruas”, comentou Paulo Henrique Dalboni.

 

Por Júlio Amaral

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

5 comments

Marcia 29 de janeiro de 2017, 12:19h - 12:19

Cultura é deixar que esse blocos façam uma tremenda desordem nos bairros ?Moradores idosos e sem condição de ter acessibilidade para entrar ou sair de sua casa ,ainda pior caso precise de ir a um hospital.Como chega o socorro?Quanto isso gera de empregos?A SEGURANÇA?Esse é um exemplo de organização ou apoio a desordem?Trocaram o bairro da desordem e jogaram em outro.Só isso já basta para liberação?
Ouvir quem está sem volta nem pensar!Sinceramente…me arrependo profundamente do meu voto!

Andre 29 de janeiro de 2017, 08:07h - 08:07

Começou bem heim Secretária! Colocou para coordenar a biblioteca uma unanimidade negativa que rodou a prefeitura nas duas últimas gestões, não conseguindo se estabelecer em lugar nenhum. Arrogante, inexperiente e que não sabe lidar com seus semelhantes, imagine agora como vai pisar nos servidores. Estamos de olho. Verdadeiro “tiro no pé”.

Marinez Teodoro Fernandes 28 de janeiro de 2017, 19:49h - 19:49

Somente com dialogo e respeito podemos fazer de nossa cidade um grande Polo Cultural. Parabéns Marcia Fernandes, sei muito bem como respeita e ama essa cidade. Parabéns Samuca Silva por sua determinação na construção de novos tempos.

PLATÃO, O FILÓSOFO 28 de janeiro de 2017, 19:14h - 19:14

A cidade tem grandes talentos, mas tem uma secretaria que inexiste, é algo apagado, sem vida; entra governo, sai governo, e não há nada consistente em termos de Cultura, nada a olho nu. Digamos que é uma secretaria que existe pro forma, porém, nada de prática. É que não acontece nada, nada… Lembro bem dos grupos de teatro que existiam na cidade; hoje não existe nada, nada… Infelizmente! Duvido que isso mude; não acredito. Há alguns anos entreguei um projeto para escever um livro sobre a história do café; uma pessoa me mostrou o acervo que a família Barreira Cravo havia doado; tudo estava entulhado numa sala, virando mofo; enfim, nunca me retornaram. Imagino que esse acervo todo se perdeu. É assim que tudo funciona. Lamentavelmente!

ARTE E CULTURA EM VR 'URGENTE' 28 de janeiro de 2017, 16:23h - 16:23

Se realmente investir em projetos e nos artistas locais já será ótimo. Muito cedo pra críticas…Aguardemos!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996