Volta Redonda – Recém-criada, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) será responsável pela gestão do futuro Hospital Veterinário da cidade, assim como o Zoológico Municipal (Zoo-VR). De acordo com o informado pela prefeitura de Volta Redonda nesta sexta-feira (10), a SMPDA tem como objetivo executar políticas públicas e promover projetos, programas e ações voltados para o bem-estar, defesa e proteção dos animais, além do combate aos maus-tratos.
Dentre suas primeiras ações à frente da SMPDA, o secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulo Roberto, o Paulinho AP, acompanhou nesta semana a obra de construção do Hospital Veterinário, que está sendo erguido no bairro Rústico. Ele conversou com as equipes que atuam na obra e viu de perto o avanço dos trabalhos.
“Visitamos anteriormente as unidades de referência, como o Hospital Municipal do Rio de Janeiro e o de Resende, para garantir que o Hospital Veterinário de Volta Redonda alcance padrões de excelência no atendimento. O acompanhamento das obras será uma prioridade, assegurando um espaço adequado para o cuidado animal”, frisou o secretário, citando ainda que também acompanhará de perto a obra de reforma do Zoo-VR, que tem licitação prevista para o próximo mês.
O Hospital Veterinário, que conta com projeto idealizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município (IPPU-VR), está sendo construído em um terreno de 3,5 mil metros quadrados – localizado na esquina da Rua 401 com a Rua 6 – doado pela prefeitura. O prédio terá quase 800m² de área construída. A estrutura oferecida para a população contará com quatro consultórios; ambulatório; recepção; laboratório; salas de raios-x, ultrassonografia, cirurgia e de recuperação anestésica; espaço para tratamento de doenças infecciosas; áreas de esterilização/higienização; gatil; e um canil.
A licitação ficou sob responsabilidade do Governo do Estado, e a fiscalização da Prefeitura de Volta Redonda. A unidade veterinária é um investimento de mais de R$ 3,6 milhões que vai atender, além do município, outras cidades do Médio Paraíba.
Chipagem
Além dos serviços que serão geridos, a Secretaria de Proteção e Defesa Animal também já começou a planejar outras ações e projetos, como o mapeamento detalhado da população animal da cidade, identificando suas particularidades e necessidades. Esse levantamento é fundamental para a criação de políticas públicas eficazes e personalizadas para cada realidade.
A pasta também pretende realizar uma revisão dos cadastros existentes e implementar o processo de chipagem dos animais atendidos pelo serviço público. Essa medida visa melhorar o controle populacional, facilitar o acesso a serviços e promover maior segurança para os tutores.
Além disso, a SMPDA atuará para estreitar o diálogo com ONGs (Organizações Não Governamentais), órgãos competentes e cuidadores que atuam no resgate e tratamento de animais. O objetivo é compreender as demandas atuais e estabelecer parcerias que fortaleçam a rede de proteção animal no município.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996
3 comments
Mais uma Secretaria criada para acolher os amigos.
Mais uma Secretaria rs.
A Prefeitura deveria cortar despesas e não criar. E o Zé povinho que se vire para pagar os impostos. Vem aí o IPTU com aumento podes crer.
Os tutores é que deveriam cobrir as despesas deste hospital, através de taxa anual por pet,