Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda notifica morador por supostos maus-tratos a animais

by Diário do Vale

Os animais foram encaminhados para uma clínica veterinária (Divulgação PMVR)

Volta Redonda – Um morador do bairro Siderlândia, em Volta Redonda, foi autuado pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) da prefeitura, nessa quinta-feira, dia 12, suspeito de maus-tratos a animais. Segundo a responsável pela coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, Alexsandra Fernandes, dois cães idosos foram encontrados desnutridos e desidratados, a denúncia chegou através do 156 (Central Única de Atendimento) da Prefeitura de Volta Redonda.

Os animais eram mantidos acorrentados – o que já caracteriza maus-tratos– em ambiente insalubre sem acesso a ração e água e também com lesões aparentes na pele. O espaço onde os cães permaneciam era embaixo de uma árvore sem nenhum tipo de proteção para chuva ou sol. Alexsandra comentou que o morador foi notificado e intimado para se adequar, sob pena de multa de R$ 2.767,24, por animal lesado.

“Na denúncia constava que era um cachorro idoso, mas quando fomos até o endereço com a equipe de fiscalização constatamos que havia mais dois animais. Os três cães eram submetidos a maus-tratos, pois estavam acorrentados, sem proteção contra intempéries climáticas, em meio às fezes e urinas. E dentre eles, dois estavam com sarna, pulgas, carrapatos, desidratados e desnutridos, de acordo com exames e com o diagnóstico do médico veterinário. Havia uma cadela idosa cega de um dos olhos, segundo informações, o responsável pelo animal jogou criolina para matar as pulgas e carrapatos, o que ocasionou queimadura na pele do animal e sarna em razão dos parasitas”, disse a coordenadora.

Os animais foram encaminhados imediatamente para uma clínica veterinária onde passaram por avaliação, exames e também receberam medicamentos. A Coordenadoria de Bem-Estar Animal também doou ração para melhorar a alimentação dos animais.

“Liberamos o atendimento clínico à custa da SMMA e exames em parceria com laboratório Petnostic. Nossa equipe vai acompanhar os animais até se restabelecerem totalmente”, comentou Alexsandra, acrescentando que o morador também será acompanhado nesse caso.

“Não conseguimos nenhum fiel depositário para ficar com a guarda dos animais. Nesse caso, há previsão legal no art. 35, parágrafo 2° da lei municipal 4.924/13, que o próprio tutor fica como fiel depositário dos animais, sob a nossa supervisão, quanto aos cuidados e tratamento indicado pelo veterinário, sob pena de multa”, esclareceu.

 

You may also like

3 comments

Alexsander 14 de agosto de 2021, 10:53h - 10:53

Parabéns aos que fizeram a denúncia!!!

Mira 14 de agosto de 2021, 09:36h - 09:36

Absurdo este fica perto destes sofredores ufff

Juvenal 13 de agosto de 2021, 15:54h - 15:54

Esse desumano não deveria continuar com os cães sob sua guarda. Caberia à SMS recuperar sua saúde e doa-los a um ser humano.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996