Secretaria de Saúde de Volta Redonda forma 64 cuidadores de idosos

by Paulo Moreira
Capacitação: Empregados da prefeitura e integrantes da comunidade aprenderam a cuidar de idosos (Evandro Freitas –Secom PMVR)

Capacitação: Empregados da prefeitura e integrantes da comunidade aprenderam a cuidar de idosos
(Evandro Freitas –Secom PMVR)

Volta Redonda – Após quatro meses de capacitação, com aulas teóricas e práticas, os 64 alunos da 18ª turma do Curso de Cuidador Familiar de Idosos, promovido pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, estão aptos a exercer a função. A cerimônia de formatura foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 14, no Auditório do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), campus Aterrado.

A coordenadora do curso, a cardiologista Taís Correa, aproveitou a ocasião para deixar um conselho aos novos cuidadores. “Mais do que teoria e prática, o cuidador de idoso deve garantir carinho e amor. Ame o que for fazer, que estará sempre se divertindo”, disse a médica, durante a entrega de certificado.

A turma era formada por Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nas unidades que do Programa de Saúde da Família, por funcionários das Residências Terapêuticas e pessoas da comunidade. Os alunos foram divididos em grupos que apresentaram o que aprenderam durante as aulas e o que não se deve fazer no cuidado com os idosos. As apresentações ocorreram por meio de esquetes teatrais.

“As apresentações mostram que o curso alcançou o objetivo. As aulas teóricas e práticas dão mais segurança e respaldo ao cuidador familiar. E melhorar a qualidade de vida do idoso que é cuidado por parentes, em casa, era uma meta da secretaria. Porém, sabemos da importância de capacitar também nossos funcionários que atuam com pacientes idosos que necessitam de ajuda temporária ou permanente para o desenvolvimento de suas atividades diárias, daí o sucesso do curso”, disse o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

O prefeito Samuca Silva reforçou que vem investindo na saúde, e investir nas pessoas que trabalham com a Saúde no município também é fundamental. “Essa semana anunciamos a compra do Hospital Santa Margarida, também vamos implantar o Hospital do Idoso e estamos realizando diversos investimentos na saúde. Mas, investir em saúde, implica também investir no profissional de saúde, por isso, capacitações como essa, são importantes”, afirmou Samuca.

O geriatra José Roberto Barroso Arantes, que atua como instrutor do curso ressaltou que o papel do cuidador é auxiliar nas tarefas cotidianas que o idoso não consegue mais executar sozinho e, além disso, estimular novas atividades. “Esses formandos estão de parabéns. A 18ª edição do Curso de Cuidador Familiar de Idosos foi um sucesso. Todos que começaram conosco no dia 15 de agosto completaram a jornada e estão recebendo hoje os certificados. Isso é certeza de alunos interessados e participativos”, disse o médico.

Gecilda Pereira Costa, uma das formandas, afirmou que o curso será fundamental em sua nova área de atuação dentro da Rede Municipal de Saúde. “Por sete anos atuei em unidade básica de saúde, mas há quase dois anos estou numa Residência Terapêutica, que atende idosos e pacientes com deficiência mental. Depois da capacitação, resolvo com mais segurança e agilidade as situações do dia a dia no trabalho”, disse.

Priscila Almeida Assis e Paulo César Ribeiro Christiano fizeram o curso para cuidar de idosos em casa. “Meu pai tem 90 anos. Hoje, ainda não precisa de ajuda, mas quero estar preparado, pois a idade sempre gera limitações”, afirmou Paulo César. Já Leandro Costa fez o curso de cuidador pensando na inserção no mercado de trabalho. “Apesar deste não ser o objetivo principal do curso, acredito que as aulas teóricas e práticas nos preparam para exercer a função profissionalmente”, disse.

O curso, que teve duração de quatro meses, teve a parte teórica ministrada às terças e quintas-feiras, no UniFOA, campus Aterrado. As vivências práticas foram realizadas no Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Jardim Paraíba; Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Nossa Senhora das Graças; e na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no Dom Bosco.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996