Secretaria de Saúde realiza Projeto Cuidar no Asilo da Mendicidade, em Barra Mansa

by Diário do Vale
07-11-17- Projeto Cuidar no Asilo da Mendidade- Paulo Dimas (7)

Idosos receberam serviços de higiene, como corte de cabelo e manicure
(Foto: Paulo Dimas/ PMBM)

Barra Mansa- Profissionais do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do município, realizaram na manhã desta terça-feira (7), a segunda edição do Projeto Cuidar. A ação foi desenvolvida no Asilo da Mendicidade, na Estamparia, onde 39 dos 47 assistidos, com idade a partir dos 60 anos, tiveram a oportunidade de receber exames laboratoriais, eletrocardiograma e serviços de higiene, como corte de cabelo e manicure.

Também foram oferecidos exames de HGT (glicemia), avaliação da saúde bucal, ginástica laboral, atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas e encaminhamento para exames mais complexos, através do CEM (Centro de Especialidades Médicas), do CEO (Centro de Especialidade Odontológica de Barra Mansa) e do Centro do Idoso.

Segundo o coordenador administrativo do SAD, Aleston Lima Lacerda, o Projeto Cuidar tem a finalidade de promover mensalmente um dia especial na vida dos pacientes que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPs).

– Por meio de parcerias com a Cruz Vermelha, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a equipe técnica do SAD está aprimorando cada vez mais o atendimento ao idoso. Existe um fluxo de rede em funcionamento, que permite acesso direto dos assistidos dessas instituições aos serviços de saúde do município. O atendimento é contínuo – detalhou Aleston.

O Projeto Cuidar, segundo Aleston Lima, proporciona uma experiência singular na vida de cada integrante da equipe.

– É um momento muito especial, onde temos a oportunidade refletir sobre a vida, nossos valores e a importância de tornar as relaçõeshumanasmais afetuosas. É se doar pela necessidade do outro. É momento de crescimento profissional e pessoal – disse.

Cláudia Helena de Castro, enfermeira e coordenadora do Asilo da Mendicidade, traduziu o Projeto Cuidar em praticidade, comodidade e prevenção.

– É um trabalho excelente que facilita a vida dos nossos idosos. Vale destacar a determinação da equipe em cumprir seus objetivos. No entanto, a diferença fica por conta do carinho como o grupo desempenha as atividades – ressaltou.

Eduardo Pimentel, coordenador do Centro do Idoso, disse sobre a importância da iniciativa.

– Carinho, respeito e acolhimento são as marcas desse projeto, que visa proporcionar melhores condições de saúde a todos – falou.

Aprovado

José Raimundo Domiciano, 64 anos, gostou do carinho recebido. Sentado em uma cadeira na varanda do Asilo recebeu o corte de cabelo por uma das alunas da equipe do Senac. “Estou me sentindo importante, valorizado”.

Nadir Correa da Silva, 71 anos, disse que queria cortar o cabelo já há algum tempo. “Apesar da idade, sou muito vaidosa e estou satisfeita em receber esse cuidado”.

Após fazer o teste de glicemia, José Gomes, 65 anos, fez questão de agradecer a equipe da Cruz Vermelha pela dedicação. “Esses meninos são bastante atenciosos”.

O Projeto

O Projeto Cuidar complementa o tratamento dos idosos na própria instituição. Cerca de 40 profissionais participam do Dia D, entre eles as equipes multidisciplinares do SAD, do Centro de Atendimento ao Idoso, do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), do CEM (Centro de Especialidades Médicas), Central de Ambulância, alunos e profissionais da Cruz Vermelha de Barra Mansa.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o projeto foi retomado na cidade e a expectativa é melhorar sempre. “O projeto oferta uma saúde de qualidade aos idosos do nosso município”, afirmou.

O Dia D acontece a cada três meses nas quatro Instituições de Longa Permanência do município: Asilos Vicentina, da Mendicidade, do Siderlândia e Lar dos Velhinhos São José. O projeto, segundo a gerente do SAD, Fernanda Chiesse, é aberto para voluntários. Interessados devem se encaminhar a sede do programa, situada na Rua Professor Pedro Vaz, Centro, próximo ao Colégio Estadual Barão de Aiuruoca.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996