quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Secretaria de Saúde realiza workshop sobre PlanificaSUS

Secretaria de Saúde realiza workshop sobre PlanificaSUS

Matéria publicada em 3 de setembro de 2019, 18:48 horas

 


Projeto tem objetivo otimizar a rede de atenção à saúde
(Foto: Divulgação- Secom PMBM)

Barra Mansa- A secretaria de Saúde finalizou nesta terça-feira (03) um workshop sobre o PlanificaSUS com duração de dois dias, no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). Participaram do evento cerca de 400 pessoas, entre membros da Saúde da Família e da Atenção Ambulatorial Especializada.
O workshop teve como propósito mostrar a parceria da SES (Secretaria Estadual de Saúde) com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A realização visa desenvolver protocolos adequados para a prevenção da diabetes mellitus, hipertensão arterial, sedentarismo e a obesidade, agravos com grandes taxas de mortalidade no Estado.
O PlanificaSUS é um projeto piloto na Região do Médio Paraíba, tem como objetivo otimizar o desenho da rede de saúde, melhorar o acesso da população aos serviços e trabalhar para alcançar atendimento para a população. A iniciativa visa também fortalecer a articulação com o setor de saúde de outros municípios.
A tutora do PlanificaSUS em Barra Mansa, Adriana Cristina Rodrigues, avaliou o modelo de gestão como fundamental para a saúde de Barra Mansa.
– É um novo modelo de gestão que melhora o cuidado do paciente, o acesso dele as diversas unidades, com a entrada pela atenção primária e todo desenho de rede, para que ele tenha um melhor cuidado. Isso é fundamental para melhorar nossos indicadores – ressaltou Adriana.
A psicóloga Grazielle Nacarate, uma das facilitadoras do município, enfatizou a organização do projeto e como isso pode render frutos para os pacientes.
– O projeto reúne um conjunto de ações educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidade e atitude, necessárias para organização e a qualificação dos processos assistências da saúde. A iniciativa permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e a organização da atenção à saúde com foco nas necessidades do usuário – finalizou Grazielle.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document