quarta-feira, 19 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Secretaria de Trabalho orienta gestão aos microempreendedores

Secretaria de Trabalho orienta gestão aos microempreendedores

Matéria publicada em 2 de março de 2016, 12:00 horas

 


Resende- A prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Renda em parceria com o Sebrae-RJ, definiu um ciclo de oficinas gratuitas de orientações destinadas para os microempreendedores individuais (MEI), com a proposta de incentivar a gestão de negócios e esclarecer as obrigações dos cadastrados no programa.

De acordo com o cronograma a abertura será hoje, com o tema “Oficina SEI controlar o meu dinheiro”. Neste encontro serão elencados como o microempreendedor pode entender a diferença entre o seu dinheiro e o dinheiro da empresa. O calendário de ações entre os meses de março e julho terá atividade mensal, todas as quartas-feiras na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, no bairro Comercial.

O MEI é um programa do governo federal destinado aos pequenos e médios empreendedores, que tenham faturamento anual de até R$ 60 mil ao ano, que não sejam sócio, administrador ou titular de outra empresa. Através do MEI o trabalhador informal passa a contar com uma empresa inserida no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, assim, poderá emitir Nota Fiscal Eletrônica. O programa permite, ainda, a contratação de até um empregado. Todos os MEIs são enquadrados no Simples Nacional e ficam isentos dos tributos federais e devem pagar valor mensal destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS, conforme seu ramo de atividade.

– Os consultores do Sebrae vão elaborar o controle diário de entradas e saídas financeiras do seu negócio. Este ciclo de oficinas permitirá ao microempreendedor individual valorizar seu negócio e ter conhecimento da gestão correta da empresa. Serão encontros mensais na sede da Secretaria de Trabalho e Renda onde já ocorre o atendimento para novos trabalhadores formalizados no MEI, assim como a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e também o procedimento de entrega anual da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI – explicou o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.

As atividades seguirão em abril com a “Oficina SEI Vender” (6/4) e “Oficina Me formalizei e agora?” (27/4). Maio contará com a “Palestra Atendimento ao Cliente” (4/5) e “SEI formar preço” (11/5). Em junho, ocorrerá a “Oficina SEI Planejar” (1/6) e “Oficina Me formalizei e agora?” (15/6). Em julho será realizada a “Oficina SEI controlar meu dinheiro” (6/7).

– Este ciclo de atividades permite a orientação ao microempreendedor sobre seus direitos, benefícios e principalmente como podem gerenciar sua empresa. Muita gente se formaliza como MEI, mas desconhece as normas de pagamento do imposto único, a emissão da DAS e a Declaração Anual, até mesmo que podem emitir Nota Fiscal Eletrônica. Vamos focar no mínimo que devem saber para uma boa gestão enquanto microempreendedor individual – finalizou o consultor do Sebrae-RJ, Jayme Souza Filho.

Para participar das palestras os interessados devem fazer cadastro através do telefone (24) 3354-6098.

MEI

O atendimento para formalização do MEI é realizado de segunda a sexta-feira, durante horário comercial. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Trabalho e Renda, situada na Rua Gulhot Rodrigues, nº 275, no bairro Comercial, munidos dos seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carnê de IPTU e o número do Recibo de Entrega da Declaração de Imposto de Renda.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document