Volta Redonda
Nesta segunda-feira (dia 2), às 11h, a secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães, acompanhada de sua equipe técnica, realiza uma entrevista coletiva, no auditório da SMS/VR, no Aterrado. Na pauta, o início da Campanha de Vacinação contra HPV, (Papiloma Vírus Humano), que causa câncer de colo de útero e outros, como câncer de vagina, vulva e ânus.
O público alvo desta campanha serão meninas com idades entre 9 a 11 anos. A expectativa é vacinar 5.474 adolescentes. Este ano, a campanha – iniciada em 2014 para meninas de 11 a 13 anos – além de beneficiar adolescentes mais novas, ou seja, a partir de 9 anos, traz outro diferencial: mulheres HIV positivas, com faixa etária de 9 a 26 anos também poderão ser imunizadas.
A vacina contra o HPV utilizada na rede pública protege contra quatro tipos de vírus, sendo dois, os responsáveis, por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. O Ministério da Saúde ressalta que o câncer de colo de útero é uma doença grave e que pode levar a óbito.