Secretário de Saúde destaca melhorias nas USFs nos últimos anos, em Porto Real - Diário do Vale
segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 14:19 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Secretário de Saúde destaca melhorias nas USFs nos últimos anos, em Porto Real

Secretário de Saúde destaca melhorias nas USFs nos últimos anos, em Porto Real

Matéria publicada em 27 de julho de 2020, 17:22 horas

 


USF Bulhões foi entregue à população em julho de 2019, unidade passou por reforma geral em sua estrutura
(Foto: Alexandre AJ)

Porto Real- O secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, destacou que nos últimos anos, as USFs (Unidades de Saúde da Família) receberam melhorias estruturais, e com isso, os atendimentos de Atenção Primária à população foram ampliados no município. Atualmente são sete USFs, com cobertura de 100% de Porto Real: Centro, Novo Horizonte, Jardim Real, Freitas Soares, Jardim das Acácias, São José e Bulhões.

A Prefeitura de Porto Real informou que já foi licitada a construção da USF do Parque Mariana que aguarda somente a ordem de serviço para a execução das obras, conforme explicou o secretário de saúde.
– Trata-se de mais uma benfeitoria de grande importância para a população do bairro Parque Mariana. Com a implantação da USF, os serviços de saúde da Atenção Primária, que atualmente acontece através da unidade do Centro será totalmente disponibilizado no próprio bairro. Dessa forma será possível contribuir para um serviço mais qualificado; ampliando as condições de atendimento e ofertando mais conforto aos moradores e aos profissionais de saúde – disse Luiz Fernando Curty Jardim.

USF Parque Mariana
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares, comentou sobre a estrutura física da unidade.
– A USF terá aproximadamente 310 m² de área construída e será composta por recepção e sala de espera; triagem; salas de nebulização, curativos e vacinas; consultório de clínica geral; pediatria, ginecologia e odontologia. A unidade também contará com seis banheiros (uma para pessoas com deficiência); dispensário de medicamentos; sala de apoio e almoxarifado; administração; copa e área de serviços -disse Luiz Tavares.

Outros investimentos

USF Novo Horizonte
As obras foram realizadas no segundo semestre do anos passado e incluíram a ampliação do espaço da cozinha; reposicionamento de ferramentas específicas para realização de procedimentos, na sala de curativo; adequação de maquinários, na sala de esterilização; construção de rampa de acesso bilateral; troca do “escovódromo” (local para escovação supervisionada). Outras melhorias foram: pintura e identidade visual interna e externa do prédio; recuperação do telhado; portas e janelas; além de manutenções gerais na unidade.

USF Bulhões
A revitalização foi entregue à população em julho de 2019 e envolveu a pintura geral interna e externa das paredes, revestimento cerâmico em algumas salas, troca de pisos, manutenção das portas e do telhado, entre outras adequações estruturais.

USF Jardim das Acácias
As melhorias começaram este mês de julho, encontram-se atualmente em andamento e contemplam: pintura geral da unidade (interna e externa); troca de revestimentos e manutenções gerais em toda a estrutura da USF, envolvendo elétrica e hidráulica, entre outras benfeitorias.

USF São José
A USF do São José teve as intervenções concluídas no último mês de junho manutenção na rede elétrica e hidráulica, remoção de infiltrações, reforma dos banheiros e área de recepção, recuperação do telhado, portas e janelas, além da pintura interna e externa.

USF Jardim Real
A unidade contou com pintura geral externa e interna; adaptação de sala para atendimentos relacionados à Covid-19; reparos no telhado; manutenções elétricas e hidráulicas; troca de revestimento de mureta externa e das estruturas do escovódromo. Essas melhorias foram concluídas neste mês de julho.

USF Centro
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde a previsão é que a próxima unidade a passar pelo processo de revitalização será a USF Centro. A SMS ressalta que todas as melhorias previstas dependem do comportamento da pandemia no município, o que pode alterar os prazos previstos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document