sábado, 15 de maio de 2021 - 21:41 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Secretário propõe reúso de água para enfrentar crise hídrica em Barra Mansa

Secretário propõe reúso de água para enfrentar crise hídrica em Barra Mansa

Matéria publicada em 5 de abril de 2015, 20:12 horas

 


Barra Mansa –

A preocupação com a crise hídrica fez com que o secretário de planejamento urbano de Barra Mansa, Ronaldo Alves, sugerisse o reúso da água nos novos projetos urbanos.

– Estou muito preocupado com as questões hídricas em nosso município, e com o uso correto da água. Hoje por questões de segurança não se tira a certidão de Habite-se sem uma licença dos bombeiros. Por causa disso estou propondo a criação de uma legislação estabelecendo uma exigência em que os novos projetos e novas construções passem a contar com recursos que possibilitem o reúso da água mediante projetos sustentáveis – informa.

A ideia a princípio é desenvolver um projeto em que se reaproveitaria a água utilizada passando a ser reutilizada através de um tratamento doméstico. O objetivo deste projeto, explica Ronaldo, é fazer aumentar a economia através do uso correto da água.

– Acredito que em longo prazo esta mudança não sairá mais caro para o consumidor, pois ele terá um período inicial da instalação. E com o reúso será possível ele obter uma economia de até 50% em seu consumo de água, isso numa residência normal, imagine num prédio. Acho que já é hora de tornarmos isso como uma obrigação legal, bastando somente a instalação de um sistema hidráulico novo nas residências – afirma.

Segundo o secretário de planejamento, a sua intenção é a princípio lançar esta proposta junto ao Conselho da Cidade e depois encaminhá-lo na Câmara dos Vereadores como projeto de lei.

 Prática de reúso de água já é antiga

Segundo a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a reutilização ou o reúso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos.

Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reúso planejado da água um tema atual e de grande importância.

Neste sentido, deve-se considerar o reúso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.

Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reúso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.

 Utilização da água de chuva

Atualmente, grande parte da água de chuva vai parar na rede de esgoto das cidades, gerando um grande desperdício deste recurso. Esta água, se captada, pode ser utilizada para diversas finalidades. Já existem alguns prédios com estrutura capaz de fazer a captação e armazenagem deste tipo de água. Ela é usada nos processos de limpeza do prédio, resultando numa importante economia para o condomínio, pois gera uma redução na conta de água.

 Exemplos práticos de reúso da água:

– Numa empresa, a água usada em processos industriais pode ser tratada numa estação de tratamento de água na própria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produção.

– Numa residência, água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. Já existem sistemas a venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.

– Água da rede de esgoto pode passar por um processo eficiente de tratamento e ser utilizada para regar jardins públicos, lavar ruas e automóveis e irrigar plantações. Esta água também pode ser devolvida à natureza para seguir o ciclo hidrológico.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Essa madrugada eu tive uma intuição, quem caminha pela mata hoje muito rara, sente um ar fresco leve muito saudavel, o sustento da vida o hoxigênio, com o aquecimento dos raios sólar transforma-se em vapôr que sobe congela e volta pela chuva o liquido precioso a ÁGUA, por isso eu tenho postado a salvação da humanidade e o REFLORESTAMENTO, veja o pano de fundo dos filmes, no Mundo todo e só DESMATAMENTO essa é a causa da falta da ÁGUA, a salvação da humanidade sem dúvida nenhuma e o REFLORESTAMENTO, ajude os nossos filhos netos e bisnetos, quem sabe se não seremos nós na proxima reencarnação.

Untitled Document