Semana de prevenção de acidentes do trabalhador é realizada em Quatis

by Diário do Vale
Segurança: Curso sobre prevenção de acidentes no trabalho realizado este ano, para servidores municipais (Foto: Divulgação/Ascom PMQ)

Segurança: Curso sobre prevenção de acidentes no trabalho realizado este ano, para servidores municipais (Foto: Divulgação/Ascom PMQ)

Quatis – A prefeitura de Quatis, através da secretaria municipal de Saúde, via Programa de Saúde do Trabalhador, promove até a próxima sexta-feira, dia 10, a Semana de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. O evento foi aberto nesta segunda-feira (6), no barracão da dona Isaura, em Falcão, com uma palestra sobre o tema “Cuidados e consequências, no uso de agrotóxicos, roçadeira e motosserra e animais peçonhentos”, destinada aos produtores e trabalhadores rurais de Quatis (área urbana), Falcão e Joaquim Leite.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador da prefeitura, Maria Aparecida Oliveira Maia, de terça-feira (7) até sexta-feira (10), todos os encontros acontecerão no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis. Nesta terça-feira, duas palestras estão marcadas para acontecer. Na primeira palestra, prevista para ocorrer de 14h às 15h, o enfermeiro da Clínica da Família do bairro Nossa Senhora do Rosário, Giovani Alves de Freitas, falará a respeito do tema “Prevenção à Sífilis”. Giovani é pós-graduado em Saúde da Família.

De 15h30 às 17h desta terça-feira, o biólogo Alexandre Rocha da Silva vai ministrar a palestra sobre “Como prevenir doenças e acidentes provenientes dos resíduos sólidos da saúde”. Especialista em análises clínicas pela UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), e com mestrado em saúde e medicina cursado na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Alexandre é professor de Anatomia e Fisiologia Humana dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

A programação da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador prossegue na quarta-feira, dia 8 de novembro, quando estão previstas outras duas palestras, a primeira de 14h às 15h. A “Postura correta para o desempenho das atividades” será o tema nesta data e neste horário da palestra proferida pela fisioterapeuta Andrezza Maria Côrtes Thomé, que é mestre em Biociências pela UERJ. Já de 15h30 às 17h, a cirurgiã dentista da unidade do Programa Saúde da Família do bairro Jardim Independência, Solange Maria de Souza, abordará os cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde bucal.

Na quinta-feira, dia 9 de novembro, o terapeuta João Wilson, da empresa Intelectus (Porto Real) orientará os servidores municipais com relação à prevenção contra o câncer, de 15h30 às 17h. E a comunicação digital vai ser o tema da palestra ministrada nesta mesma data, só que de 15h30 às 17h, pela técnica de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional, Ana Carolina Severo.

Encerrando a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, na sexta-feira, dia 10, o professor de História José Rodrigues da Silva vai ministrar uma palestra a respeito do tema “Convivendo com a Síndrome de Bournout”, de 14h às 15h. Por sua vez, de 15h30m às 17 horas, o enfermeiro Bruno Castro de Oliveira destacará a “Prevenção e qualidade de vida com relação à pressão arterial e diabetes”. Lotado na unidade do Programa Saúde da Família do bairro Jardim Independência, Bruno tem pós-graduação em Gestão Pública, Saúde da Família e Gestão da Clínica.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996