sábado, 19 de setembro de 2020 - 05:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Semana do Meio Ambiente no IFRJ Pinheiral tem programação aberta

Semana do Meio Ambiente no IFRJ Pinheiral tem programação aberta

Matéria publicada em 1 de junho de 2016, 13:29 horas

 


Evento acontece de 6 a 10 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Pinheiral – Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) realiza, entre os dias 6 e 10 deste mês, a Semana do Meio Ambiente. A programação é destinada à comunidade do campus e aberta à população em geral.

De acordo com a professora Sebastiana Carvalho, coordenadora do evento, a Semana do Meio Ambiente foi pensada de forma a integrar o que os alunos estudam em sala de aula com o que está acontecendo pelo mundo. “Teremos, por exemplo, uma palestra sobre o desastre ambiental que aconteceu com o rompimento da barragem em Mariana”, pontuou.

Um dos destaques da programação é, também, a inauguração das trilhas interpretativas do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) do campus, no dia 8. As trilhas têm o objetivo de oferecer ensinamentos sobre conservação e recuperação de ecossistemas florestais. A inauguração do EEcoE será exclusiva à comunidade interna. Mas, após o evento, o espaço estará aberto a visita do público externo. Agendamentos de escolas e grupos diversos às trilhas podem ser realizados pelo telefone 3356-8219 ou pelo e-mail pesquisa.canp@ifrj.edu.br.

Ainda durante a semana, serão expostos o projeto “Jogos Ecológicos”, que tem como integrantes os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Meio Ambiente. Os jogos são baseados em perguntas e respostas sobre diferentes biomas como a Caatinga e a Mata Atlântica.

A data 5 de junho foi escolhida como o Dia Mundial do Meio Ambiente pela a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou sobre o meio ambiente.

Programação
Segunda-feira (06)
8h – Palestra: “Lamas da mineração: breves reflexões sobre o desastre socioambiental em Mariana”, com Victória Lourenço de Carvalho e Gonçalves, estudante de Direito da UFF.
13h30 – Palestra: “A atuação do Técnico em Meio Ambiente no setor público”, com o Secretário do Ambiente e Desenvolvimento de Pinheiral, o Técnico em Meio Ambiente, Joaquim Leonardo Valim.

Terça-feira (07)
10h – Palestra: “Controles Ambientais na CSN”, com Glauco Gil Sant’Anna, coordenador de Meio Ambiente da Companhia Siderúrgica Nacional.
14h – Palestra: “Conformidade com Exercício Profissional”, com Tiago Duarte Amorim (CREA)

Quarta-feira (08)
10h – Palestra: “As convenções internacionais de segurança química – Uma experiência”, com Ana Paula Salermo.
13h – Inauguração das Trilhas Ecológicas

Sala dos Jogos Ecológicos
Quinta-feira, 09, às 8h – sala 4
Sexta-feira, 10, às 14h30 – sala 3 e 4


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document