sábado, 10 de abril de 2021 - 22:11 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Semana Estadual do Artesanato termina com eventos online

Semana Estadual do Artesanato termina com eventos online

Matéria publicada em 25 de março de 2021, 12:48 horas

 


Artesãos puderam assistir palestras e oficinas, tirar dúvidas e ainda ganhar brindes

Rio de Janeiro e Sul Fluminense – Termina hoje a Semana Estadual do Artesão, realizada em comemoração ao Dia do Artesão (19), pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ). Os eventos, totalmente on-line, contam com oficinas, palestras ao vivo e distribuição de brindes para os artesãos.

Nesta quinta-feira, os artesãos poderão conferir a palestra “A relação entre o turismo e o artesanato”, ministrada por Luciana De Lamare, diretora executiva do Vale do Café Conventions e Vistors Bureau, às 11h. Nos outros dias, o público pôde acompanhar pelo Facebook do programa oficinas de crochê e pintura em porcelana, além de palestras sobre precificação de produto, Artesanato na História Cultural, a importância do Programa de Artesanato Brasileiro e orientação sobre aquisição de microcrédito pelo programa ArtCred RJ.

Durante a mesa de abertura do evento, o subsecretário de Turismo, Gerciano Lima Luz, ressaltou a importância do trabalho dos artesãos para o turismo. “Esta é uma data importante para homenagear todos os profissionais que se dedicam com afinco e satisfação a arte de produzir as mais belas peças de artesanato. A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas e muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia, justamente, pela sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão: o principal motivo dela ainda existir e com tanta força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo. Qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série de indústria”, afirmou.

Para o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, a semana reafirma o compromisso da Setur-RJ com os artesãos, além de ser uma oportunidade de valorização e qualificação. “Não tem como pensar em turismo sem pensar em artesanato. Em cada peça única produzida há uma diferente história, tanto para quem a fez quanto para quem a comprou. Cada lembrança adquirida é um pedacinho do lugar por onde o turista passou e guardará boas recordações. Essa semana foi de grande valia para todos nós, que sabemos a força e o potencial que o artesanato tem”, encerrou o secretário.

A semana conta com o apoio das lojas Caçula, da Agência de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), do Instituto Federal do Rio de Janeiro, da Lina de Melo Artesanato Sustentável, e do Programa de Artesanato Brasileiro. As transmissões ao vivo estão disponíveis no Facebook do Programa Estadual de Artesanato: https://www.facebook.com/artesanatoemmovimento.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document