sexta-feira, 18 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Seminário aponta diretrizes para o turismo em Angra nos próximos anos

Seminário aponta diretrizes para o turismo em Angra nos próximos anos

Matéria publicada em 8 de outubro de 2016, 13:30 horas

 


Decidido: Conselho Municipal de Turismo será composto pelas entidades do setor (Foto: Divulgação)

Decidido: Conselho Municipal de Turismo será composto pelas entidades do setor (Foto: Divulgação)

Angra dos Reis – A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) realizou no último mês o terceiro Seminário Municipal de Turismo. O evento ocorreu em duas etapas, na Ilha Grande e no continente. Em três dias de encontros, foram oferecidas palestras, e, em plenárias deliberativas, tomadas decisões sobre o futuro do turismo na cidade. Os três dias do evento tiveram participação média de 50 pessoas por dia, entre operadores de turismo, empresários, servidores públicos e estudantes de turismo. Na avaliação do presidente da fundação, o encontro foi muito proveitoso.

– O turismo é a porta de entrada de Angra para um futuro melhor e mais sustentável. Todas as atividades econômicas da cidade estão em crise causada por fatores externos. O turismo é o único setor com potencial de desenvolvimento que está sob controle da prefeitura e da população angrense. Mas é preciso envolvimento e engajamento para que o setor se desenvolva. O seminário mostrou que tem gente interessada nesta área, e o papel da prefeitura é apoiar essas pessoas – diz Klauber.

Entre as deliberações mais importantes do evento estão a renovação da lei municipal do Conselho Municipal de Turismo, cujas representações passam a ser por entidades e não mais por pessoas físicas, e um debate sobre o financiamento da TurisAngra. Deve haver, segundo os participantes do evento, mais orçamento público para a entidade dar conta de sua missão de fomento e apoio à infraestrutura do setor. Por decisão dos participantes do evento, a sugestão é que o presidente do conselho deixe de ser o presidente da Fundação de Turismo e passe a ser um membro da sociedade civil ou do empresariado. Como estas mudanças dependem de lei, as propostas aprovadas seguirão para análise do Legislativo, com pedido de urgência aos parlamentares.

O terceiro seminário complementa dois outros eventos semelhantes, realizados em 2009 e 2014, a fim de avançar na organização do turismo na cidade em áreas como financiamento, promoção do destino, place branding e infraestrutura.

Nos três dias do evento, foram realizadas palestras sobre turismo de observação de pássaros, turismo de base comunitária, turismo pedagógico ou cultural e apresentado um balanço das ações da TurisAngra entre 2013 a 2016, além da experiência de construção do Plano Municipal de Turismo de Recife (PE).

– O final deste período de gestão na TurisAngra não deve inibir nossa capacidade de planejar o futuro. As demandas do setor e da população continuarão sendo as mesmas e o seminário já indica aos futuros gestores parte do caminho que deve ser trilhado, para termos um turismo desenvolvido e sustentável nos próximos anos – resumiu Klauber Valente.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document