Resende –
Reconhecer na pessoa com deficiência um potencial consumidor do mercado de turismo e oferecer produtos e serviços que atendam este público. Esse será o foco do 3º Seminário de Turismo de Resende que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, em parceria com o SEBRAE, realiza nesta quarta-feira, dia 25 de março, no Espaço Z, no Centro. O evento está marcado para 8 horas.
Com o tema “Sustentabilidade e Acessibilidade”, o evento vai reunir empresários ligados ao setor de turismo, estudantes, guias, monitores e, principalmente, pessoas com necessidades especiais. A programação contará com uma série de palestras com especialistas convidados que tratarão de assuntos relacionados a sustentabilidade, acessibilidade e legislação que garanta os direitos dos deficientes em viagens de turismo.
De acordo com o secretário de Turismo de Resende, Antônio Leão, o seminário será uma oportunidade de se conhecer qual a realidade de hoje do turismo no Município voltado para as pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.
– Queremos discutir o quanto o setor público e a iniciativa privada evoluíram ou podem evoluir nesta questão e mostrar que existe um público consumidor que busca uma programação turística, desde que ofereça condições para isto. É uma oportunidade de alavancar a economia do Município – explica o secretário.
As palestras programadas para o evento tratarão de sustentabilidade, acessibilidade, além de uma programação turística atrativa que atenda os deficientes. Uma Mostra Fotográfica do fotógrafo Bernardo Rodrigues, especialista em registrar esportes de aventura, também estará em exposição no evento.
O público conhecerá ainda dois exemplos de sucesso no setor público e na iniciativa privada de Socorro, cidade do interior de São Paulo, considerada uma referência em acessibilidade. A cidade buscou atender integralmente a legislação adequando o Município às pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. O trabalho gerou mais exposição na mídia e atração de mais turistas, fortalecendo a economia do município.
Além disso, a Prefeitura de Resende apresentará todos os projetos voltados à acessibilidade implantados no Município até hoje.
Confira da programação:
8h – Café
8h15 – Abertura Oficial
10h – Palestra Sustentabilidade – Estratégia e Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas
Palestrante: Alexandre Eliasquevitch Garrido
Consultor do SEBRAE Nacional/Ministério do Turismo e coordenador
da ABNT da Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade em
Meios de Hospedagem
11h10 – Palestra “Turismo Acessível – Socorro: Cidade referência”
Palestrante: Acácio Zavanella
Diretor da Secretaria de Turismo de Socorro
11h40 – Apresentação do Caso de Sucesso: Acessibilidade nos hotéis
Fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos na cidade de
Socorro
12h30 – Almoço
14h – Palestra “Acessibilidade em Super Ação”
Palestrante: Daniel Guerra
Camera man de paraquedismo
Palestrante: Daniela Branchini
Psicóloga e pós-graduada em psicopedagogia
Palestrante: Fernanda Teixeira de Araújo
Especialista em acessibilidade e sustentabilidade
15h30 – Mesa Redonda: “Acessibilidade e Aventura em Resende”
Palestrante: Representantes das Secretarias de Turismo, de Urbanismo e Arquitetura, de Assistência Social e Direitos Humanos e
de Relações Comunitárias e Cidadania e Superintendência de Eventos.
Apresentação de projetos e políticas públicas voltadas à Acessibilidade e aventura.
16h30 – Encerramento