Seminários vão debater sobre igualdade racial a partir de agosto em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa- Durante o mês de agosto, o município sediará cinco seminários para debater sobre a igualdade racial, entre outros temas, a história do movimento negro a partir da década de 70, as políticas de promoção da igualdade racial, bem como o orçamento e planejamento das ações públicas de combate ao preconceito e a segregação determinada pela cor da pele. As mesas e círculos de discussões acontecerão na Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), situada na Avenida Domingos Mariano, 196, Centro.
O objetivo é evidenciar no Médio Paraíba os encaminhamentos que nortearão as políticas e programas já desenvolvidos ou a serem implementados com foco na garantia de direitos e na redução das desigualdades raciais. O público alvo dos seminários são gestores públicos dos municípios que compõem a região e integrantes de organizações não governamentais que atuam no segmento. As inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico: (forms.gle/ak4AN6mwam87gdfP9).
A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, avalia que o evento fortalecerá as ações realizadas, até então de maneira isolada, e a partir da Conferência, de forma integrada, na melhoria da condição de vida da população negra.
– A união entre os poderes executivos municipais e a sociedade civil é de extrema importância para as discussões e os avanços da causa. Vale lembrar que jovens e mulheres negras encabeçam as estatísticas de população em maior vulnerabilidade social no país. Discutir soluções para os problemas que impedem os avanços da igualdade racial, e buscar melhorias nas condições de vida do nosso povo, não é vitimismo, é justiça social – pontua Fátima Lima, observando o apoio do prefeito, Rodrigo Drable, à causa.
Os seminários de agosto, assim como a Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial -prevista para o fim de setembro- é uma realização da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gepir (Gerência de Promoção da Igualdade Racial), em parceria com o Comuppir (Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial) e a secretaria Nacional de Políticas Públicas de Igualdade Racial/Ministério da Mulher.

Desigualdade

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) dão conta que a desigualdade racial é uma das causas principais das desigualdades socioeconômicas existentes no planeta, provocando uma grave retração no desenvolvimento humano evidenciado pela pobreza, o analfabetismo, a violência e a repressão política. No Brasil, a necessidade de incluir esta discussão na agenda nacional fez com que o Sistema das Nações Unidas aumentasse sua interação com o Governo Federal e com os diversos segmentos da sociedade brasileira envolvidos com o combate ao racismo.

Programação

A História do Movimento Negro no Brasil desde a década de 70
Data: 02/08- Sexta-Feira
Horário: 9h às 17h

Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e Quilombolas
Data: 09/08- Sexta-Feira
Horário: 9h às 17h

As Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Data: 16/08- Sexta-Feira
Horário: 9h às 17h

Orçamento e Planejamento na Administração Pública
Data: 23/08- Sexta-Feira
Horário: 9h às 17h

Estratégia e Planejamento do Comuppir
Data: 30/08- Sexta-Feira
Horário: 9h às 17h

You may also like

3 comments

VAI VENDO 31 de julho de 2019, 14:17h - 14:17

Esses esquerdistas não sossegam. Putz!

Não existe desigualdade de raças. Por baixo da cor da pele somos todos iguais.

Esses petistas, muitos comunistas, deviam ocupar o tempo que ficam inventando desigualdade e dividindo a sociedade entre negros e brancos, entre empregados e patrões para promoverem a IGUALDADE HUMANA.

O prefeito RD devia arrumar ocupação para o seu secretariado e para a vice-prefeita.

VAI VENDO 31 de julho de 2019, 15:27h - 15:27

Ah, e VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que…
Uma vez no cargo público eles promovem a divisão entre pessoas usando os nossos ALTÍSSIMOS IMPOSTOS. kkkkk

Bolado 31 de julho de 2019, 08:27h - 08:27

Vá estudar, cambada de gente à toa! Somente isso trará igualdade!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996