Semop atende 51 bairros com poda emergencial de mais de 500 árvores em Volta Redonda

by Agatha Amorim

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, há pouco mais de um mês, assumiu o serviço de poda de árvores da cidade, que está sendo feito de forma programada. O cronograma obedece a um sorteio, atendendo ao principio da imparcialidade. Em 30 dias ininterruptos, foram podadas 567 árvores em 51 bairros. Inclusive, as equipes que estão nas ruas fazendo as podas receberam novos uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs).

“É bom deixar claro que todos os bairros serão beneficiados e, para reduzir a demanda reprimida. A princípio, foi organizado um mutirão diário e destinadas, inicialmente, quatro horas para cada bairro, com a produção média de 18 árvores por dia, dependendo do estado crítica de cada uma. Com o passar dos dias, o trabalho foi intensificado e teve bairro que conseguimos fazer até 39 árvores”, contou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

À medida que forem solucionados os problemas dos bairros, os mesmo vão sair da programação, entrando no planejamento anual das podas corretivas, de forma que se torne constante e planejada a visita aos bairros.

Para as árvores que necessitam de corte, é preciso obter o laudo técnico na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que é expedido pela equipe especializada. Se a árvore estiver dentro de uma área particular, além do laudo, é necessário contratar um profissional da iniciativa privada para realizar o serviço de corte.

Nos casos de haver fios energizados passando por entre os galhos, apenas a concessionária de energia elétrica poderá fazer a intervenção na árvore. Mas em alguns casos é preciso ter um laudo técnico da Defesa Civil, que vai dizer se a árvore oferece perigo imediato ou não.

A Semop está realizando as podas emergenciais, do caso mais grave para o menos grave, até que se possa chegar às podas corretivas.

“A Pasta assumiu a responsabilidade da poda, porque entendemos que está relacionada à segurança pública, pois além de afastar o perigo da queda de um galho, por exemplo, a intenção é deixar as ruas mais iluminadas, aumentando a sensação de segurança”, salientou o secretário Luiz Henrique.

As demandas deverão ser encaminhadas à Central de Atendimento Único (CAU), através do 156; à Semop ou às Unidades de Guarda Comunitária (UGCs).

You may also like

1 comment

Moradores da rua 22 de abril de 2022, 10:44h - 10:44

Se deixar por conta da Light esquece a anos as árvores estão tomando conta da fiação elétrica no Pinto da Serra todas vez que chove por causa das árvores falta energia no bairro as árvores tomatam conta da fiação dos postes e ninguém faz nada

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996