Sesi inaugura sala para aprender brincando

by Diário do Vale

 

Educação 2.0: Sala Sesi Matemática permite aprendizado diferenciado da disciplina por meio de games online e interação (Foto: Paulo Dimas)

Educação 2.0: Sala Sesi Matemática permite aprendizado diferenciado da disciplina por meio de games online e interação (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda –

Aprender matemática por meio de games online. Essa é a proposta da Sala Sesi Matemática, inaugurada nesta quarta-feira, na escola do Sesi de Volta Redonda. O objetivo é tornar mais atrativo e simples o aprendizado da disciplina.
A sala é uma das ações do Programa Sesi Matemática, criado em 2012 com o objetivo de melhorar a qualidade da educação no país através de metodologia que associa modernas práticas educacionais a recursos tecnológicos. Em Volta Redonda, o espaço possui capacidade para 40 alunos e conta com netbooks, lousa digital e atenderá a 1.100 estudantes, divididos entre as 36 turmas na cidade.
Segundo a chefe de Educação Básica da unidade, Ana Julia Cury, quem trabalha com educação sabe da necessidade e importância desse novo espaço.
– Uma aula nessa sala é diferente, divertida. Isso facilita e potencializa a compreensão do aluno, que absorve o conteúdo de maneira mais rápida – disse Ana Julia, explicando que a ferramenta funciona de forma interativa. Por exemplo, quando o professor lança um desafio na lousa digital, ele automaticamente aparece nos netbooks, possibilitando o acompanhamento da evolução dos estudantes em tempo real.
O professor de matemática Márcio Dutra contou que os alunos utilizam a ferramenta para conferir os resultados.
– Utilizamos os cálculos tradicionais comprovando o resultado nos softwares, tirando a prova real das atividades. Utilizo muitos com os alunos o programa de álgebra e está dando certo, eles conseguem apreender com mais interesse através do recurso tecnológico – comentou.
Laura Carvalho Bailão tem 14 anos e está no 9º ano do Ensino Fundamental. Ela já vem utilizando os games online desde o 6º ano e disse que a introdução da ferramenta facilitou o seu aprendizado.
– Agora consigo aprender até as equações mais difíceis, porque não tem aquela parte cansativa de estudar a teoria, é como se estivéssemos aprendendo a jogar e, ao mesmo tempo, resolvemos as questões – disse a aluna.
Já o Vinicius Medeiros, de 11 anos, está no 6º ano e é a primeira vez que tem contato com o programa.
– Antes eu não tinha muita facilidade em matemática, agora estou aprendendo com mais paciência. Os jogos ensinam a matéria de uma forma mais divertida de aprender – opinou.
Na região, além de Volta Redonda, a Sala Sesi Matemática está nas unidades de Barra Mansa e Resende.

Ranking mundial de matemática

Atualmente, o desempenho escolar no Brasil está longe das primeiras posições no ranking mundial de matemática (PISA 2012), e a consequência prática desse baixo desempenho tem reflexo imediato no mercado de trabalho. Uma pesquisa do Sistema Firjan, realizada em 2011, aponta que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas.
Segundo o presidente da Representação Regional Firjan/Cirj Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, a metodologia do Sesi Matemática vem para acabar com antigos preconceitos de estudantes e professores.
– Esta iniciativa leva a uma mudança no ensino e no aprendizado da matemática e contribui para a formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais aprimorado. A abordagem passa a ser atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando o seu aprendizado – ressaltou o presidente.
A gerente de Educação Básica do Sesi Rio, Hozana Cavalcante Meirelles, explica que a composição do programa envolve a capacitação profissional e ambientação pedagógica.
– A formação profissional é feita anualmente e, depois, é realizada a ambientação mostrando a matemática que não atrai e a que desperta o desejo de aprender, para que os professores possam mudar a forma de ensinar levando o aluno a experimentar a matemática – detalhou Hozana.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996