Sessenta novos profissionais de Cuidador de Idosos são formados

by Diário do Vale

Curso foi realizado de agosto a dezembro com aulas teóricas e práticas
(Foto: Geraldo Gonçalves– Secom VR)

Volta Redonda– Sessenta alunos do curso de Cuidador Familiar de Idosos foram diplomados nesta semana pela prefeitura de Volta Redonda. O curso já formou cerca de 1.200 cuidadores. Com duração de quatro meses, os alunos participam de aulas teóricas e práticas que acontecem no Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Jardim Paraíba; Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Nossa Senhora das Graças e nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no Dom Bosco e Monte Castelo. Entre os assuntos abordados durante curso estão: tabagismo na Terceira Idade, osteoporose, cardiologia, lazer, fisioterapia, vias urinárias, diabetes, como lidar com a morte, entre outros.
O prefeito Samuca Silva destaca a importância do curso para a adequada formação dos cuidadores.
– Capacitar esses cuidadores é uma iniciativa que promove o bem-estar e zelo daqueles que merecem carinho especial. Eles são preparados para garantir o dia a dia mais confortável a esses idosos, que é o objetivo do curso – enfatizou o prefeito.
A coordenadora do curso, Regina Célia Ribeiro, lembra que a capacitação é voltada para os Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nas unidades que do Programa de Saúde da Família; para funcionários das Residências Terapêuticas, que atendem pacientes da Saúde Mental; e pessoas da comunidade.
– O curso foi realizado de agosto a dezembro com aulas teóricas e práticas e engloba diversos temas para que os formandos possam trabalhar de forma adequada com os idosos – explicou Regina.
Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, com o processo de envelhecimento da população e, consequentemente, aumento do número de idosos que se tornam dependentes, vem crescendo a preocupação sobre o cuidador familiar. – Muitas vezes, os familiares não se encontram adequadamente preparados para essa prática. O familiar vivencia a sobrecarga física, emocional e socioeconômica e é fundamental o treinamento adequado para que ele se torne mais seguro e preparado para assumir as responsabilidades no cuidado do familiar dependente – explicou o secretário.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996