Sistema de captação flutuante da ETA Belmonte será inaugurado nesta terça

by Diário do Vale
4-sistema-flutuante-de-capacitacao-de-agua-do-rio-paraiba-04-04-16-11

Investimento: Custo da obra foi em torno de R$ 2 milhões, utilizando recursos da Agevap
(Foto: ACS)

Volta Redonda- A direção do Saae inaugura nesta terça-feira (22), às 17 horas, novo sistema de captação flutuante da ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte Manoel Botelho Moreira, localizado na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, no  Belmonte. O diretor do Saae, Paulo Cezar de Souza, o PC, ressaltou que o objetivo da obra é possibilitar a captação de água bruta para tratamento nos períodos de seca, quando o Rio Paraíba do Sul fica com o nível muito baixo, o que dificulta a tomada d’água no sistema existente.
No trecho do Rio Paraíba do Sul onde funciona o sistema antigo de captação, foram instalados três conjuntos motobombas sobre flutuadores com vazão de 400 l/s cada, um barrilete em aço carbono com diâmetro de 600 mm e painel de potência de 350 CV. O custo da obra foi em torno de R$ 2 milhões, utilizando recursos da AGEVAP (Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), que é uma associação de instituições pertencentes ao Comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul.
– Toda a população do município será beneficiada com a garantia de captação, principalmente no outono, quando o nível do rio fica mais baixo por falta de chuvas – conta PC.
Segundo o gerente de Tratamento de Água e Esgoto do Saae, Patrick James Kent, mesmo tendo a situação de Volta Redonda beneficiada por uma pequena barragem no Rio Paraíba do Sul construída algumas décadas pela CSN, e que mantém o nível do rio estável em frente ao ponto de captação da ETA Belmonte, o novo sistema consegue a captação de água até diante de um quadro de falta de chuvas e o consequente baixo nível do Paraíba.
– O novo sistema de captação vai criar uma condição de maior conforto na operação, porque passaremos a depender menos da altura do nível do rio. Mas, mesmo com essa tecnologia de captação, a população deve continuar a fazer o uso racional da água, economizar e acabar com o desperdício – aconselhou Patrick James.

You may also like

2 comments

LEOCADIO 22 de novembro de 2016, 21:32h - 21:32

ACORDA AI PESSOAL BARRA MANSA ” COMPROU UM EQUIPAMENTO DESSE” BOM É O QUE FOI FALADO.CADE O EQUIPAMENTO QUE ESTAVA LA PODE CHAMAR O REPORTER MISTERIOSO R…. FLAUSINO DA GLOBO QUEM SABE ELE DESCOBRE.

Francisco 22 de novembro de 2016, 19:25h - 19:25

Quando será que as prefeituras passarão a investir nas causas da escassez hídrica e não nas consequências.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996