Smac discute políticas para pessoas em situação de rua em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realiza nesta quarta-feira (13), a partir das 15h, uma reunião para discutir políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua. O encontro contará com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Tutelar, Fundação Beatriz Gama (FGB), Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Serviço de Obras Sociais (S.O.S), Cais Aterrado, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e Coordenadoria Municipal de Prevenção as Drogas e Álcool (CMPDA) da prefeitura de Volta Redonda. De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, durante o encontro serão discutidas novas ações conjuntas que deverão ser implementadas em Volta Redonda.

– Estamos observando que está aumentando o número de pessoas nas ruas que não fazem parte da população de rua característica, que é atendida em diversos programas da prefeitura de Volta Redonda. Essas pessoas vêm abordando os moradores da cidade, de forma agressiva, para pedir esmolas e realizar atos criminosos. Esse encontro servirá para discutir as nossas ações em relação aos problemas sociais e de segurança – disse o secretário, destacando que a ajuda da população é muito importante nesse processo.
– É preciso que a população nos ajude não dando dinheiro, roupa ou comida para essas pessoas. Temos uma rede eficiente de atendimento para ajudar cada uma delas. Essas pessoas têm o direito de ir e vir, mas não podem violar o direito dos moradores da cidade e nem perturbar a ordem pública – completou Munir.

Rede de atendimento

Em Volta Redonda a administração municipal disponibiliza uma ampla rede de atendimento às pessoas em situação de rua. A porta de entrada para a rede é o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop) Uhady Nasr, localizado no bairro Aterrado, que conta com uma equipe formada por psicólogo, assistente social, pedagogo e advogado, além de uma equipe de abordagem formada por educadores sociais.
Na sua estrutura, o Centro Pop conta com refeitório, sala técnica, lavanderia, armários para os moradores guardarem seus pertences e até com um canil, para os animais de estimação, muito comuns entre esse público. No local os moradores de rua frequentam oficinas de aprendizado e recebem alimentação, além de terem auxílio para regularizar a documentação e encaminhamento para as redes de atendimento do município. A unidade, que tem capacidade para atender 50 moradores, funciona todos os dias, incluindo fim de semana e feriados, das 7h às 22h.
Além do Centro Pop, o município conta também com o Albergue Seu Nadim, que desenvolve atividades de abordagem de rua, com atendimento em higiene pessoal, alimentação, acompanhamento psicossocial de acordo com cada caso, oficinas de reciclagem, documentação pessoal, trabalho de recuperação de dependência química com o encaminhamento das pessoas para o setor de saúde, entre outros serviços. De acordo com a prefeitura, o trabalho prestado pelo albergue à comunidade, às pessoas em situação de rua, vai muito além de um local apenas para abrigar as pessoas. Lá a equipe busca o resgate da dignidade das pessoas em situação de rua e sua reintegração à sociedade e ao convívio social.
O Albergue Seu Nadim, inaugurado em 2000, funciona com plantão durante 24 horas, mas permanece aberto até às 21h. Ele fica na Rua 560, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Estádio da Cidadania, Estádio Raulino de Oliveira.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996