Projeto Superação mostra resultado positivo em Volta Redonda

by Diário do Vale
superacao

Projeto Superação atende pessoas que estavam em situação de rua, com assistência psicossocial e médica, além de trabalho em meio período
(Foto: ACS/VR)

Volta Redonda- Com pouco mais de um mês em funcionamento, o projeto Superação, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda demonstra um resultado positivo, como avaliou a coordenadora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Alves de Carvalho, fazendo com que pessoas que não aderiam a nenhum tipo de tratamento saiam das ruas e sejam reintegradas às famílias e a sociedade.

– Começamos com 20 pessoas e elas estão aderindo ao tratamento nos CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Especializada em Álcool e Drogas – unidade do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde). Todos participam na parte da tarde das oficinas, já realizaram exames médicos e estão fazendo acompanhamento médico – explicou Denise, ressaltando que a maioria dos casos envolve problemas com álcool e drogas, mas o tratamento teve uma evolução boa, inclusive com adesão dos familiares.

– Todos estão no Abrigo Municipal Seu Nadim e estamos tentando fazer a reinserção social. Em alguns casos, a família está comparecendo aos poucos e estamos reconstruindo esse vínculo familiar. Já tivemos três casos em que a gente já conseguiu buscar a família, que já visita, deixa dormir em casa, já está no processo de reintegração à família – disse a coordenadora.

A reintegração à sociedade conta com o processo de retorno às comunidades de origem dos assistidos, segundo Denise Alves, que citou o trabalho realizado com os Cras (Centro de Referência de Assistência Social), onde há a busca de informações, como o bairro de origem dos atendidos.

– A proposta é resgatar não só os vínculos familiares, mas também os comunitários. A Vila (Santa Cecília), onde tínhamos muita reclamação, houve uma melhora formidável. A gente vê que eles não ficam mais ali. É uma coisa demorada, mas já houve avanço – avaliou Denise.

O projeto Superação atende a pessoas que estavam em situação de rua, com assistência psicossocial e médica, além de trabalho em meio período. Segundo o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, o objetivo principal é dar dignidade e cidadania para estas pessoas. Munir informou também que, paralelo ao projeto Superação, a Prefeitura está fazendo uma campanha para que as pessoas não deem esmola.

– Começamos a campanha nos outdoors, para que as pessoas ajudem de forma legal, orientando que a população de rua procure os serviços sociais do município, ou mesmo ofereçam oportunidades de trabalho – disse.

Atendendo usuários da rede municipal de assistência social com idade entre 18 e 59 anos, em situação de rua, o Superação tem o apoio das secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), e como gestores o Abrigo Municipal Seu Nadim, Centro Pop (Centro de Referência Especializada para a População em Situação de Rua) – unidades da Smac – e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Especializada em Álcool e Drogas) – unidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Pela manhã, os assistidos fazem um trabalho orientado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), na limpeza de espaços públicos e unidades da Smac, trabalho pelo qual eles recebem meio salário mínimo, como Bolsa Aprendizagem. À tarde são realizadas oficinas – música, convivência, cinema com debate – oferecidas pela Smac, e o tratamento no CAPS AD, unidade do Programa de Saúde Mental da SMS. Os atendidos pelo projeto recebem ainda uniformes e equipamentos, café da manhã, almoço e jantar, além de pernoite do Abrigo Municipal Seu Nadim.

Todos os usuários também passam por exames laboratoriais completos – de sangue, urina e fezes – que foram disponibilizados gratuitamente pelo Laboratório Fácil, e de acordo com os resultados são encaminhados para tratamento na Rede Municipal de Saúde.

 

You may also like

5 comments

danielle 21 de maio de 2016, 18:42h - 18:42

sinceramente! PARABENS! tantos projetos e nada dao em nada, esse tem conteudo, tem didatica…, melhor do que dar bolsa familia, … orgulho de ser de volta redonda. parabens aos idealizados, executores e principalmente aos que acreditaram e estao mudando as suas vidas, e de suas familias.

lucian 21 de maio de 2016, 12:40h - 12:40

Finalmente um projeto útil nesse país, parabéns a quem teve a ideia e também aos idealizadores e toda equipe !!!

Carla silva 21 de maio de 2016, 01:12h - 01:12

Belíssimo projeto, que Deus abençoe e continue dando certo, deveria ser implantado em todos os lugares!

HELOUUUUUUUUUUUUUUUU 20 de maio de 2016, 21:58h - 21:58

me ajuda andré, nada haver, projeto show de bola. parabéns

André Barbosa 20 de maio de 2016, 16:46h - 16:46

Eu particularmente percebi um grande aumento na população de rua depois que esse projeto iniciou.
Alguns pedintes que eu não via a muito tempo em Volta Redonda re-apareceram nesse último mês.
No horário de almoço a vila está lotada de pedintes.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996