
Com as adoções ocorridas neste domingo, o programa da SMMA já contabiliza 44 animais -Foto: Divulgação PMVR.
Volta Redonda- A terceira edição do espaço de adoção “Família Animal” realizado no último domingo, dia 25, na Rua 21, na Vila Santa Cecília, próximo ao Escritório Central da CSN, contou com 13 adoções – oito caninos e cinco felinos.
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) informou que o Programa de Proteção de Bem-Estar Animal, já encontrou mais de 40 lares para cães e gatos neste ano, através do espaço de adoção “Família Animal”.
Com as adoções ocorridas neste domingo, o programa da SMMA já contabiliza 44 animais.
A coordenadora de “Proteção e Bem-Estar Animal”, Alexsandra Fernandes, responsável pela organização do espaço, agradeceu ao empenho das equipes da SMMA e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), além da Guarda Municipal Ambiental.
“A terceira edição do Espaço de Adoção ‘Família Animal’ mais uma vez foi um sucesso. Equipe aguerrida. Agradeço imensamente a equipe da SMMA e do CCZ pela colaboração e comprometimento com a causa animal, bem como o apoio da Guarda Municipal Ambiental, que atuou fortalecendo a segurança do evento. Também a Quatree Rações, que esteve conosco ofertando amostras para os adotantes e a ONG Vira Lata que distribuiu lindas cartilhas com temas de proteção animal para as crianças colorir e enviar os desenhos para página da ONG (www.vira-lata.net) para serem postados nas redes sociais”, celebrou.
Os adotantes tiveram que ser maiores de 18 anos, apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e assinar um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre bem-estar animal e guarda responsável.
Tanto cães quanto gatos colocados à disposição de novos tutores eram provenientes de acumuladores de animais acompanhados pela SMMA e pelo CCZ. Antes de ganhar um lar, eles foram fiscalizados pela SMMA e inseridos no programa de castração e adoção das respectivas secretarias, para tão somente participar do evento. Os cães adultos já haviam sido castrados e os filhotes e felinos terão castração garantida pela prefeitura, com o novo tutor apresentando cópias do Termo de Adoção fornecido pelo município e dos documentos pessoais, no dia e hora marcados para o procedimento cirúrgico junto ao CCZ. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (24) 3339-4555.
Serviço
Os protetores de animais que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientados sobre as exigências legais para participar do espaço de adoção, haja vista que temos limite de animais a serem disponibilizados nos eventos, em razão do espaço físico. A SMMA fica na Rua General Silvio Raulino de Oliveira, nº 139, na Ponte Alta. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3350-7123.