quarta-feira, 21 de outubro de 2020 - 07:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Terceiro encontro de pais e profissionais da educação é realizado, em Volta Redonda

Terceiro encontro de pais e profissionais da educação é realizado, em Volta Redonda

Matéria publicada em 2 de abril de 2017, 15:56 horas

 


Questões relacionadas às dificuldades, transtornos de aprendizagem e inclusão escolar foram debatidos

encontro educacao foto 2

Educação: ‘Escolas públicas e privadas estão carentes de profissionais capacitados para a inclusão’, disse Fátima Cardoso

Volta Redonda- Aprendizagens, transtornos e contornos familiares foram temas discutidos durante o 3º Encontro de pais e profissionais da educação, que aconteceu na quinta-feira (30), no Centro Cultural da Fundação CSN, na Vila Santa Cecília. A psicopedagoga Fátima Ribeiro Cardoso comentou que o objetivo do encontro foi discutir questões relacionadas às dificuldades e transtornos de aprendizagem e ainda proporcionou aos pais e profissionais informações científicas sobre os temas, trocando experiências, angustias e relatos dos envolvidos. A psicopedagoga destacou ainda a inclusão escolar no encontro. O evento é uma parceria do Espaço Ideal e Centro Cultural Fundação CSN.
– O objetivo foi reunir pais e profissionais da educação para elucidar questões relacionadas às dificuldades e transtornos de aprendizagem e foi bem produtivo o encontro, pois tivemos na segunda parte a roda de conversa entre pais e profissionais que discutiram sobre as reais dificuldades da inclusão escolar. As necessidades ainda não atendidas, depoimentos de mães de crianças com TEA – Transtorno de espectro autista – disse, acrescentando que outros transtornos como TDAH, dislexia, e discalculia também foram discutidos.
Fátima Cardoso pontuou a importância de uma avaliação diagnostica na infância para que a criança seja acompanhada desde a descoberta de transtornos que possam comprometer o aprendizado e convívio social.
– É importante uma avaliação diagnóstica ainda na infância para que o trabalho multidisciplinar auxilie a criança em seu desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo. A avaliação é feita por um neurologista, geralmente com indicação de pediatra. É importante  buscar ajuda dos profissionais logo que a família/ escola identificar algum comportamento e ou dificuldade da criança que comprometa sua aprendizagem. Os cuidados podem depender de uma equipe multidisciplinar, de acordo com cada caso – disse.
A psicopedagoga enfatizou ainda que as escolas públicas e privadas estão carentes de profissionais capacitados para a inclusão e é necessário ter políticas públicas eficazes para ajudar a combater essa realidade.
– É necessário existir políticas públicas eficazes nessa área, visto que as escolas públicas e privadas estão carentes de profissionais capacitados para a inclusão. É preciso mobilização das instituições educacionais – finalizou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar

    Gostaria de ter participado, mas pelo visto não foi divulgado.

    • Avatar
      Fátima Ribeiro Cardoso

      Virgínia, divulgamos pela rede social. Somos um grupo pequeno ainda, parceria do Espaço Ideal e Centro Cultural da Fundação CSN. Vamos pensar no 4º Encontro com maior espaço e pessoas.

  2. Avatar

    Terceiro? Chegaram a que conclusão ? Até final do mandato seriam 48 e nada será resolvido , Samuca fala sério.

    • Avatar
      Fátima Ribeiro Cardoso

      Caro Eleitor, não foi pela Prefeitura de VR, somos um grupo pequeno ainda, parceria do Espaço Ideal e Centro Cultural da Fundação CSN. Vamos pensar no 4º Encontro com maior espaço e pessoas. Como fala a reportagem, chegamos a conclusão que precisamos mobilizar instituições de ensino para suprir a carência de profissionais capacitados para a real inclusão nas escolas. E esse é o objetivo do encontro, fazer a inclusão acontecer de fato.

  3. Avatar

    Não fiquei sabendo…
    Aonde foi avisado…

    • Avatar
      Fátima Ribeiro Cardoso

      Oi Leitora, somos um grupo pequeno ainda, parceria do Espaço Ideal e Centro Cultural da Fundação CSN. Vamos pensar no 4º Encontro com maior espaço e pessoas. Divulgamos nas redes sociais.

Untitled Document