>
quinta-feira, 4 de agosto de 2022 - 13:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Tetê Gonçalves é homenageada em colégio de Volta Redonda

Tetê Gonçalves é homenageada em colégio de Volta Redonda

Matéria publicada em 4 de agosto de 2022, 13:26 horas

 


Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR

Volta Redonda – Educadores da rede municipal de ensino de Volta Redonda e familiares da ex-secretária de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves, a Tetê (falecida no dia 10 de julho), inauguraram na manhã desta quinta-feira, dia 4, a nova Sala de Leitura da Escola Municipal Pará, no Retiro. O espaço foi reformado e ganhou o nome da ex-secretária em homenagem idealizada pela diretora da unidade escolar, Vera Lúcia Marcelino da Silva, e toda sua equipe.

“Queríamos revitalizar a nossa sala de leitura, inclusive por conta do recebimento de novos equipamentos, e dar uma nova cara ao espaço. E pensamos no nome da Tetê por conta de todo o carinho que ela tinha conosco da Educação, é uma forma de retribuir. Inclusive, cheguei a entregar o convite da inauguração a ela, que ficou feliz, e o nome era uma surpresa para o momento da inauguração. Ela era uma pessoa muito humana, companheira e sempre visando o melhor para a Educação”, contou Vera.

A cerimônia teve início em um salão de eventos da escola, onde foi recitado o Hino Nacional, feitos discursos de homenagem e agradecimentos. Em seguida, os presentes foram para o pátio da escola, onde estudantes que participam do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” se apresentaram para os alunos do colégio e o público presente.

O secretário municipal de Educação, Júlio Cyrne, destacou a importância da homenagem à professora Therezinha e ressaltou que ela se preocupava muito com a reestruturação da rede municipal de ensino.

“A homenagem é mais do que justa, porque ela desenvolveu um excelente trabalho na secretaria de Educação (SME) de Volta Redonda por vários anos, e neste exercício vinha resgatando a dignidade dos nossos profissionais, além de providenciar a inovação tecnológica da educação. Vinha desenvolvendo um trabalho ímpar na educação, como sempre fez”, disse.

Após a apresentação musical, foi feito o corte da fita para inauguração do novo espaço, com participação do filho de Tetê, Thiago dos Santos Gonçalves Assumpção, que estava acompanhado do viúvo Luiz Paulo de Souza Assumpção, e do irmão da ex-secretária, Ricardo dos Santos Gonçalves.

Segundo Thiago, Tetê comentava que o que dava mais orgulho a ela era um estudo que comprovou a erradicação do analfabetismo em Volta Redonda, e o trabalho realizado pela rede com as pessoas com deficiência.

“A gente fica muito feliz em receber essa homenagem, isso conforta o nosso coração. A gente sabe que todo trabalho dela valeu a pena e ver esse reconhecimento mostra que a missão da minha mãe aqui na Terra foi cumprida”, afirmou.

A nova Sala de Leitura Therezinha dos Santos Gonçalves foi modernizada e ganhou nova formatação, com espaços definidos para leitura, mais relaxante, e móveis para estudo. O local atende os cerca de 700 alunos da unidade, divididos entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental, com idades entre seis e dez anos; e ainda os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que têm a partir de 15 anos.

O prefeito Antonio Francisco Neto parabenizou as equipes pela homenagem e ressaltou o legado que a ex-secretária Therezinha deixou para a educação do município.

“Um momento de reconhecimento a uma pessoa querida por todos, que valorizava os profissionais de educação, e que se tornou uma verdadeira amiga durante esses anos que trabalhamos pelo bem dos nossos alunos. Todo o trabalho que ela fez vai ficar marcado na história de Volta Redonda”, afirmou Neto.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document