Transporte público em Volta Redonda terá mudança em duas linhas

Intervenção da Prefeitura acontece em linhas da Viação Pinheiral

by Lívia Nascimento

Foto: Divulgação

Volta Redonda – A partir desta quarta-feira (20), a Viação Elite assume a operação de duas linhas do transporte coletivo municipal anteriormente administradas pela Viação Pinheiral. Segundo anunciado pelo prefeito Antônio Francisco Neto no dia 7, as mudanças envolvem as rotas 415 (Belo Horizonte-Conforto) e 450/450A (Circular Nova Esperança-Jardim Amália).
Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), a Viação Elite vai operar a linha 415 com três carros, e outros dois para a 450/450A. As duas linhas escolhidas foram destinadas à Pinheiral após a falência da Viação Sul Fluminense, por força de decisão judicial. A escolha da Elite se deu por condições técnicas e disponibilidade de veículos e funcionários, o que não vai comprometer os serviços das linhas em que já vem atuando.
Ao mesmo tempo, o governo municipal espera que, dessa forma, a Viação Pinheiral possa resolver seus problemas operacionais.
Um levantamento da STMU feito há poucas semanas mostrou que a Viação Pinheiral precisava ter 31 veículos – 28 para operar as linhas sob sua responsabilidade e três de reserva. A empresa, porém, estava com apenas 23 ônibus em circulação, conforme apontou o relatório baseado no sistema de GPS dos coletivos. Essa redução teve por consequência a queda na qualidade do serviço prestado, com os usuários reclamando de falhas mecânicas e o mau estado de conservação dos ônibus.
A partir desta quarta, a Pinheiral vai operar um total de oito linhas: 210 (Três Poços, com três serviços diferentes); 245 (Nova Primavera); 400 (Vila Brasília); 405 (Coqueiros); 420 (Aero Clube); 455 (Fazendinha); 515 (Fundação Beatriz Gama); e 545 (Siderlândia).
“Realizamos uma vistoria na Viação Pinheiral, em que observamos que alguns ônibus não estavam em condições de rodar. A Viação Elite vai operar as duas linhas até a Pinheiral conseguir melhorar seu serviço, e esperamos que tenha capacidade de operar as linhas que continuaram com ela. Se verificarmos que os problemas continuaram, outras medidas serão adotadas”, declarou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, que pede, ainda, aos moradores das linhas que passam a ser atendidas pela Elite a não obstruírem as vias das localidades que serão atendidas, dificultando a passagem dos ônibus.
O prefeito Antônio Francisco Neto destacou que a prefeitura, devido a uma decisão judicial, não pode fazer uma licitação global da operação do transporte público do município, podendo interferir apenas nas linhas que eram operadas pela Sul Fluminense, mas que segue empenhada em oferecer à população o melhor serviço.
“É um compromisso e dever nosso oferecer o melhor serviço para a população. Medidas como essa são duras, mas realizadas com critério e visando o conforto e bem-estar dos usuários dos ônibus, e se preciso for tomaremos outras medidas do tipo no futuro”, afirmou.

Você também pode gostar

8 comments

Ana Paula do nascimento 21 de novembro de 2024, 23:15h - 23:15

Tem que mudar a linha do bairro sessenta, 155. Nada ver ir na vila americana. Tem que passar no jardim amalia e retiro. E passar de quinze em quinze minutos.

Deja 21 de novembro de 2024, 07:59h - 07:59

E pra linhas 9 de abril e k1 fica os ônibus carroças velhas ,nos pegamos o ônibus
E não sabemos se o ônibus vai chegar em volta
Redonda inteiros as portas caindo os pedaços ,
Bancos soltos e o pisos com buracos e a demorar ficamos horas no ponto e nada de ônibus passar …
E a linha que tem mais passageiros

George Lucas 20 de novembro de 2024, 21:47h - 21:47

Novo mandato do prefeito Neto (novamente eleito em primeiro turno), e a tal revisão em todo transporte público não saiu.

Emanuel 20 de novembro de 2024, 12:53h - 12:53

Estranho não poder ter licitação para outras empresas em volta redonda. Será que isso é pra favorecer ao falecido dono da viação elite, que por sinal é amigo do prefeito. E pra manter esse suposto monopólio de uma empresa que não vem prestando serviço de maneira satisfatória. Os vereadores deveriam usar de transparência e dizer o porquê não pode ter licitação na cidade. Saudades da viação sul Fluminense. Tinha problemas mas pelo menos os ônibus passavam no lugar que vc queria. Agora os ônibus só passam o a dona de todas as linhas quer. Fica difícil

Ana Maria 20 de novembro de 2024, 09:18h - 09:18

Tá uma pouca vergonha onibus em volta redonda a espera e de uma a uma hora os ônibus da agulhas negras todos destruído a linha que faz são Sebastião e de uma a uma hora

Neto 20 de novembro de 2024, 09:02h - 09:02

Kkkkkkkkkkkk que eu kkkkkkk

Ivone Almeida 20 de novembro de 2024, 04:45h - 04:45

Prefeito Antônio Francisco Neto por favor olhe as necessidades do povo da região leste que trabalha em Volta Redonda precisam de sua atenção, pois os ônibus que trafegam também por Volta Redonda estão em péssimo estado e nenhuma providência é tomada e o povo passa por um verdadeiro caos para chegarem ao seu local de trabalho, ônibus em péssimas condições e falta de ônibus na linda vem prejudicando o povo que se desloca da Regina Leste para prestar serviços em Volta Redonda!Por favor prefeito Antônio Francisco Neto nos ajude com esse problema que estamos enfrentando pra chegar ao nosso local de trabalho!

JOAO CARLOS DA SILVA 19 de novembro de 2024, 21:28h - 21:28

Grandes coisas.Se a Viaçao Elite não comprar novos ônibus(Novos mesmo,não aquelas sucatas que vem de São Paulo,chega aqui dão uma pintura nova,mas por dentro um verdadeiro lixo).Depois que Viaçao Elite incorporou a maioria das antigas linhas da Extinta Sul Fluminense,piorou o bom serviço que até então a mesma era excelente.

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996