sábado, 22 de janeiro de 2022 - 05:31 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Tremor intriga moradores da região

Tremor intriga moradores da região

Matéria publicada em 1 de junho de 2017, 18:44 horas

 


Sul Fluminense – Um tremor seguido de um grande estrondo foi registrado na tarde desta quinta-feira (1º) em cidades da região. Moradores do Centro, Ano Bom, Boa Sorte, Roselândia, e Nove de Abril, em Barra Mansa, relataram ao DIÁRIO DO VALE um grande estouro e tremor por volta das 15h30. Houve também relatos do mesmo fato em Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Quatis e Piraí.

Ainda não se sabe o que teria causado o estrondo, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Denílson Câmara, tudo aponta que tratou-se da passagem de um avião supersônico.

– Tudo indica que foi um avião que passou muito próximo e rompeu a barreira do som. De qualquer forma, as equipes da Defesa Civil estão de plantão e por enquanto não recebemos qualquer chamado – disse, explicando que a passagem de aviões é comum, mas dessa vez realmente ocorreu um estrondo diferente.

O fenômeno

A velocidade do som fica em torno dos 1200 quilômetros horários, o que é conhecido como Mach 1. Quando um avião atravessa o ar ele cria uma série de ondas de pressão, como as ondas que um navio cria na água do mar. A medida em que a velocidade da aeronave se aproxima da velocidade do som essas ondas são comprimidas até formar uma única onda de choque que atinge o solo, deslocando-se atrás da aeronave.

Estrondo: A onda de choque condensa o ar em torno do avião (Foto: Ilustrativa)

Estrondo: A onda de choque condensa o ar em torno do avião (Foto: Ilustrativa)

Dependendo da altura em que a aeronave se desloca, o estrondo pode ser forte o suficiente para quebrar uma janela de vidro. Na década de 1970, os efeitos dessa onda de choque supersônica levou vários governos a proibirem os voos do avião Concorde sobre seus territórios. O Concorde voava a velocidade de Mach 2 ou duas vezes a velocidade do som. Em consequência da proibição ele só ultrapassava a velocidade do som sobre o oceano, onde a onda de choque se dissipava inofensivamente sobre o mar. A bordo do avião os passageiros não percebem porque a onda de choque fica atrás da aeronave.

O primeiro piloto a romper a chamada barreira do som foi o americano Chuck Yeager em 1947, usando um avião foguete, o Bell X-1. Na ocasião as pessoas que ouviram o estrondo no solo pensaram que o avião tinha se acidentado.

Os voos do Concorde terminaram em 2001, mas no Brasil a FAB opera com aviões supersônicos como os caças Mirage 2000 e o F-5.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

111 comentários

  1. Senhores, a FAB tem realizado treinamentos na região com o esquadrão Barão, com o avião Hércules KC130 realizando treinamento de reabastecimento em vôo em Caxambu. Os aviões decolaram do galeão e há dois dias estão indo para Caxambu realizando órbitas e treinamentos. Comumente, nesse tipo de treinamento de reabastecimento em vôo, ha a presença de outros aviões, como o super tucano e o F5, que pode ter causado esse estrondo.

    Abaixo, para quem ainda dúvida, há as prints da tela do FR24.
    http://imgur.com/a/3Rdhr

    Lembrando que para ir até Caxambu eles passam proximo a barra mansa e volta redonda.
    Tudo indica que foi mesmo um avião quebrando a barreira do som.

    Prints provando o exercício da FAB
    http://imgur.com/a/3Rdhr

    Boa tarde senhores!

  2. e jesus voltando e vcs tds desapercebidos,

  3. gente, se liga, acorda isso e um aviso

  4. Parabéns pela reportagem.

  5. Desculpe, mais não foi nenhum caça que fez esse barulho, o estrondo de um caça quebrando a barreira do som é bem maior que esse, na Guerra das Malvinas quem trabalha e vive na cidade do Rio de Janeiro teve esse prazer de ouvir os 2 caças brasileiros ir interceptar o Caça bombardeiro Vulcan da Inglaterra no período da Guerra.
    Está mais parecendo o Exercito fazendo teste nuclear em algum buraco aqui por perto .

  6. Gostaria de elogiar o autor da notícia. Conteúdo do início ao fim! Parabéns pela preocupação com o leitor.

  7. Seria teste nuclear em Barra Mansa?

    • Acho que foi do QATAR , na cidade vizinha após um convênio com a prefeitura local.

    • Revolta do Sr Rafael dos Santos Pinto, Chanceler do Qatar. Volta Redonda que aguarde. kkkkkkkkk Irão derrubar um avião no velho prédio abandonado da CSN na Vila. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. só pra deixar bem claro o estouro de ontem foi apenas uns gases q os políticos soltaram juntos em Brasília e atingiu ate aqui pra nos alerta da merda que ta vindo em JUNHO.

  9. O chão do Belvedere em VR tremeu

  10. Só pra dá resposta!!

    Aqui no Bairro São Luiz Volta Redonda tbm ouvimos, a casa em que moro na rua principal do Bairro que fica em cima de loja e da casa de meus pais, não sei se foi por ser alto demais o tremor foi imenso. Não creio que um avião ia fazer isto em vários lugares assim… Foram muitas cidades que ouviram e sentiram tanto o barulho como o tremor.

  11. Então, que tal colocar a fonte de informação do “fenômeno”? Ctrl C + Ctrl V purinho…

  12. Eu pensei que foi o presidente da Coreia do Norte, lançando uma bomba tônica, em Brasiilia no congresso.

  13. Nossa, quaanto burburinho por causa de um “sonic boom” kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. É o fim dos tempos, quem tem ouvidos ouça!

    Ibalabaxurianda!

  15. É um absurdo o Jornal e a Defesa Civil, não terem se dado ao trabalho de entrar em contato com a FAB. É a única que pode afirmar que foi um avião.
    Quanta responsabilidade profissional.

    • Para você ver o nível do trabalho que eles tem ao fazer uma notícia apenas no que as pessoas falam.
      Cada um vai falar uma coisa.

  16. Que avião é esse?

  17. galera venho pedi desculpas
    foi eu que peidei

  18. Também ouvi um estrondo parecia ser um trovão,mas olhei e o céu estava azul,então eu pensei(Que barulho é esse)?

  19. Também ouvi um estrondo parecido com um trovão, mas olhei pro céu azul e pensa “O que é isso?

  20. Ah,Pessoal vcs não foram avisados não,eram o Pessoal da ” odebrecht”,Explodindo um Tunel,aqui na Região pro famoso “TREM BALA “,que vai ligar o R>J a S>P,mas se liguem em,é mais Obra da subfaturada.

  21. ELEITOR CONSCIENTE

    AQUI EM VOLTA REDONDA SENTI O ESTRONDO. COMO CONHEÇO ESTE TIPO DE SOM, REALMENTE FOI UM JATO QUE ROMPEU A BARREIRA DO SOM. COMO FOI SENTIDO EM VÁRIAS CIDADES, TUDO LEVA A CRER QUE A AERONAVE ESTAVA EM BAIXA ALTITUDE. PARA ENTENDER MELHOR, VEJAMOS: QUANDO UM OBJETO ATRAVESSA O AR ELE CRIA UMA SÉRIE DE ONDAS DE PRESSÃO À SUA FRENTE E ATRÁS, SIMILAR ÀS ONDAS CRIADAS PELO DESLOCAMENTO DE UM BARCO. ESSAS ONDAS VIAJAM NA VELOCIDADE DO SOM E, CONFORME A VELOCIDADE DO OBJETO AUMENTA, AS ONDAS SÃO COMPRIMIDAS, POIS ELAS NÃO PODEM SAIR DO CAMINHO UMAS DAS OUTRAS. EVENTUALMENTE ELAS JUNTAM-SE EM UMA ÚNICA ONDA DE CHOQUE, QUE VIAJA NA VELOCIDADE DO SOM, UMA VELOCIDADE CRÍTICA CONHECIDA COMO MACH 1, QUE É APROXIMADAMENTE 1,225 KM/H AO NÍVEL DO MAR E À TEMPERATURA DE 20ºC. EM BAIXA OU MÉDIA ALTURA DA AERONAVE, AS ONDAS CHEGAM AO SOLO PROVOCANDO O ESTRONDO DEVIDO AO DESLOCAMENTO DO AR PELAS ONDAS FORMADAS. ME FIZ ENTENDER???

    • Só não entendo o motivo de escrever em caixa alta.

    • Há esse google, hoje qualquer um é cientista kkkkkkkkk

    • Com a sua inteligência e o seu QI acima da média, em comparação aos meros mortais, entrarei em contato c a Academia Sueca de Ciências, p o senhor ser um dos indicados ao prêmio nobel de 2017/2018, em astrofísica, energia nuclear, ciência quântica, química, quiçá, medicina. Tesla e Albert Einstein, perto do senhor são meros meninos do ensino fundamental. O senhor está de parabéns pela sua simplicidade. Uma pessoa imbuída de conhecimentos vastos e uma capacidade intelectual absurda, estar comentando no DV.

  22. Os avioes tentaram interceptar um ovini mas foi inutil pois estao anos luz a nossa frente

  23. A mais misterios entre o ceu e a terra do que os graos de areia de mambucaba …. esse papo de aviao nao cola tao querendo passar atestado de otario? Alguem reparou na lua ontem? antes que falem besteira, ela controla a força gravitacional na terrra e pode causar maremotos, terremotos …. qualquer dia dessses acontece uma explosao solar o quando forem dar conta estaremos todos mortos… e bom para pensarmos mno sentido da vida tem muita gente que ta nesse mundo so pra ocupar espaço vamos nos conectar mais com nosso planeta e largar as novelas da globo

  24. Augusto cesar fernandes

    Mobilizar a defesa civil…kkkkk
    Sempre houve esse barulho do romper da barreira do som pois aqui é área de exercício do comaer, não sei o por que do espanto. Falta de matéria a publicar. Estão em baixa e tem gente que dá importância pra isso.

  25. é comum ser aeronaves da aeronáutica que usam esse espaço aéreo para treinamentos e na manhã de hoje tinha jatos cedo fazendo treinamento, é um estrondo bem forte, na realidade é uma onda de choque que as pessoas sentem, quando o jato quebra a barreira do som. Infelizmente aos desavisados alerto que é bem comum, em Itatiaia, Resende, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, melhor as todas as cidades nesta área geográfica de acontecer esse tipo de coisa. Pois quando ouço um teco-teco desses aí da aeronáutica já fico alerta que isso possa acontecer.

    • Neste exato momento há um C130 Hércules da FAB próximo a Caxambú realizando órbitas
      Passou proximo a barra mansa e saiu do rj
      Bem comum, mas virou noticia porque ….
      Porque mesmo?

    • E chamar qualquer avião de teco teco, tsc tsc, sei não em…
      Só demonstra o quanto é o seu conhecimento de senso comum relacionado a avião.
      normal, começaram a passar na TV e hoje qualquer um sai falando coisas infundadas sobre aviação.

  26. Aqui em Rio claro a minha janela balançou deu um grande susto.

  27. Realmente hoje em Pinheiral por volta de umas 15:40 fui buscar a bateria de uma máquina fotográfica que uso no meu trabalho e senti um estrondo com se estivesse estourando um pneu.Agora com a reportagem estou ligando os fatos.

  28. Foi sentido em muitos bairros de VR, inclusive aqui no Perequê…

  29. eu levei um maior susto, as janelas aki de casa tremeram.

  30. الفتح - الوغد

    Logo imaginei que fosse um avião. Esse estrondo era relativamente comum lá pelos anos 80 e 90… Lembro de meu medo insano dos cargueiros DHC-5 Buffalo, que já de longe no horizonte anunciavam sua presença, sacudindo as vidraças com seu som cavo, assustando cães, voando pesado e baixo feito um mastodonte alado para pousar na pista do Aero Clube durante as festividades de Sete de Setembro… Saudade das apresentações da esquadrilha da fumaça, além das atividades corriqueiras do Aero, que sempre deixavam os céus de VR animados com planadores, teco-tecos e bimotores o ano todo…

  31. Nossa foi horrivel fui ate pra casa do meu ex marido com medo . cabamos fazendo as pazes .valeu a pena nunca vou esquece o dia de hoje.

    • Daqui a um ano suas amigas vão estar cantando “AGORA, CHORA NO COLO DA PATROA, LOUCA, LOUCA…”! Mas que bom que fizeram as pazes!

  32. minhas paredes tremeram pensei q era a csn

  33. e coisa do pt

  34. FOI OUVIDO ATE NA CHINA…kkkkkk

  35. Só falta ter haver com o maluco da Coreia do Norte testando algo!

  36. Namoral avião n faz isso

    • Sua besta!! “na moral” é escrito separado!!! ‘NA MORAL’.
      E avião pode fazer este estrondo sim. Se você tivesse ido à escola, aprendia isto nas aulas de Física!!!

    • Que não faz o que, o jato estava passando bem na hora e já aconteceu várias vezes isso..

    • Faz sim, tá por fora.

    • Ai ai ai meu DEUS!!!!

      Wendell
      E que talvez você seja muito novo a cerca de uns 20 anos atrás me lembro que isso também aconteceu aqui na região.

  37. Aqui em bananal tbm sentimos

  38. Foi tenso estava em minha obra no bairro recanto do contorno e junto com o pedreiro ouvimos o estrondo achamos que seria na CSN . Mais parecer que as altoridades ainda não tem esplicacoes.

  39. Maria José Silva Andrade

    Foi o Jonas Marins e o Jonathan num torneio de puns em família…

  40. Sou do Ano Bom BM e também senti e ouvi, parecia uma bomba! Seria interessante perguntar a algum Centro de Sismologia ( por exemplo o da USP).

  41. Aqui em Rio Claro tremeu tudo onde eu estava rsrsrs

    • Amigo, sismologia mede é terremoto, no máximo esse tremor chegou a 2 e cabe salientar que não têm sismólogos em nossa região.

  42. VOLTA REDONDA = DEVE SER A PROCURA DO LADROES DA LAVA JATO E OS POLITICOS DE NOSSA REGIAO, OU ENTAO PARA EXPLODIR BRASILIA.

  43. Caramba estava em casa em Barra Mansa em Vista Alegre e levei um baita susto estava cozinhando e de repente um estouro , gelei achei que era problema no fogão kkk

  44. Preparem-se Jesus está voltando!

  45. Não foi mencionado, mas em Rio Claro também foi sentido este tremor.

  46. gente, ao ultrapassar a barreira do som acontece esse estrondo pelo avião
    tantas notícias mais importantes
    ahhhhh fala sério

    • Foi um estrondo muito forte pra ser de um avião. Sentido em varias cidades. Na verdade deram essa explicação pro povo não inventar história.

    • Quase uma histeria coletiva por causa de um estrondo KKKKKKKKK
      cada uma.

  47. São José do Barreiro-SP , também foi ouvido

  48. Aqui em São José do Barreiro-SP , também foi ouvido.

  49. Na década de 1980, enquanto ocorria a Guerra das Malvinas, um avião inglês invadiu o espaço aéreo brasileiro, a FAB enviou dois aviões para intercepita-lo, eles romperam a barreira do som…
    O desespero foi geral.

  50. Não existe mais mirage na FAB editor, além disso, deveriam verificar direito a fonte, entrar em contato com a FAB e escrever a noticia, e não baseado em achismo…
    Acredito ser uma aeronave sim. Hoje de manhã por volta de 8h30 ouvi duas vezes o barulho de avião, ceu estava azul demais, mas não o vi. Abri o aplicativo FR24 (flight radar 24) e não apareceu algum avião sobre a região de volta redonda, deduzi que era um da grande FAB. E logo hoje à tarde, ouvi o estrondo. Imaginei que fosse um gripen passando pela região, já que um embraer super tucano não passa a barreira do som.

    • Nenhum Gripen foi entregue a FAB. Hoje a FAB opera na nossa região com um punhado de F-5,mas ontem não havia uma operação ou treino nessa area.

    • Amigo, aviões militares não aparece, no flight24, nossa região é área de treinamento da força aérea mesmo, tanto que a rota de aviões em nossa área só é permitida a noite. Pior do que achismo é o cara que acha que manja muito e nada sabe, se informe um pouco mais, pois já reclamei uma vez com a aeronáutica e isso me foi informado.

    • O som do F5 ou AMX quebrando a barreira do som é bem maior que o barulho de ontem.

    • Raça, você não é o dono de toda a verdade e ninguém aqui é, você não manja nada sobre isso e esta opinando como qualquer pessoa, com a liberdade de expressão.
      ponto.
      “Tráfego em nossa área só é permitido a noite?”
      Ta falando merda demais
      Tráfego em nossa área é mais comum que voce pensa nas aerovias acima do FL145 (exlusive)
      É bem comum vermos aviões como B737 ou A320 fazendo a rota pra guarulhos passando pela aerovia e entrando na UZ10 SIDUR próximo a rio claro. LOGO HÁ TRAFEGO SIM. O espaço aereo da região fora dos limites da terminal do rio de janeiro, é espaço aéreo classe G, coordenação livre, não há frequência de controle aéreo.
      Isso só prova o quanto sua opinião é superficial e infundada, estude mais.
      Não aparece avião da FAB no fr24, aviões supersônicos não aparecem mesmo, entretanto alguns aparecem sim, como por exemplo, embraer tucano, O C130 Hércules, alguns ERJ145 e embraer Brasília.
      Mas na região é comum sim avião da FAB, logo caindo por terra qualquer teoria futil de conspiração.
      No mais reitero a informação sobre o gripen,
      E só nessa cidadezinha do interior mesmo pra fazer essa atenção toda sobre um estrondo…

      Raça, aposto que a sua reclamação não foi acatada. No mais, boa tarde!

      Recomendo que estude mais, igual a mim pelo menos, aprender sobre aviação é algo importante, ainda mais para alguns que pretendem seguir esse sonho, principalmente a aviação comercial.

  51. Com certeza é um caça-supersônico até mesmo porque logo após o estrondo podia se ouvir o som das aeronaves.

  52. Nossa nem posso soltar um punzinho que todos se assustam

  53. esse estrondo esta acontecendo em outro estados então essa historia de avião é conversa pra boi dormir.

    http://g1.globo.com/bahia/noticia/2017/03/moradores-de-bairros-de-salvador-relatam-estrondo-e-suposto-tremor.html

  54. Achei que poderia ser no auto forno da CSN.

  55. Deve ser o apocalípse! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  56. Sei avião … me engana que eu gosto.

    Conhecem a reação quando joga algo quente sobre água ?

    Pesquisem sobre …

  57. senti o chao e paredes tremerem!!! achei que era bomba

  58. Na hora do estrondo eu estava em um pasto aberto cuidando dos meus animais e foi sinistro o barulho até os animais se assustaram, na hora olhei para o céu e estava passando aviões, se tem alguma coisa a ver não sei …

  59. Foi ouvido também aqui em Rio Claro.

  60. Eu escutei, levei um baita susto !

  61. Eu grabalho na represa de furnas em.engenheiro.passos e tbem senti e ouvi tal barulho

  62. Não foi só em Barra Mansa.. relatos em várias cidades da região.

  63. O Mirage não opera na Fab há pelo menos 5 anos, sr editor!!!!!

Untitled Document